Angra: Reitor do seminário pede às comunidades oração e «apoio à formação» de padres

Hoje, Vigília de Oração às 21h00 na Paróquia de Santa Bárbara da Fonte Bastardo, na Ilha Terceira

Angra do Heroísmo, 05 nov 2016 (Ecclesia) – O reitor do Seminário Episcopal de Angra convidou as comunidades açorianas a “intensificar a oração” pelas vocações sacerdotais, a trabalharem pelo seu aumento e solicitou “apoio à formação dos futuros presbíteros” que na próxima vão estar nas comunidades.

Na mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA, o padre Hélder Miranda Alexandre que durante a Semana dos Seminários, entre este domingo e 13 de novembro, interrompem-se as aulas para que os seminaristas “possam realizar vários trabalhos vocacionais” junto das escolas, grupos de jovens, paróquias, catequeses e acólitos.

O sacerdote convidou todas as comunidades açorianas a “intensificar a oração” pelas vocações sacerdotais e “a trabalhar pelo incremento das mesmas”, bem como solicitou “apoio à formação dos futuros presbíteros”.

A Diocese de Angra conta no seu Seminário Episcopal com 19 seminaristas e foi “enorme motivo de alegria” a entrada de cinco jovens, dos quais quatro estão no ano Propedêutico e um no 12. º ano na Escola Secundária P. Jerónimo Emiliano de Andrade e os restantes seminaristas dividem-se entre o 2.º e o 6.º ano.

Hoje, realiza-se uma Vigília de Oração às 21h00 na Paróquia de Santa Bárbara da Fonte Bastardo, na Ilha Terceira, e “um pouco por todas as ilhas” são também dinamizadas vigílias pelas vocações sacerdotais.

A diocese insular vai festejar o aniversário da fundação do Seminário no dia 9 de novembro e vão ser recordados todos os que passaram pela instituição, “nomeadamente, professores, alunos e benfeitores falecidos”.

No contexto da Semana dos Seminários 2016, o bispo de Angra, D. João Lavrador, já publicou a mensagem ‘Chamados a viver a Misericórdia do Pai’ onde convida diocesanos a refletirem sobre importância do seminário.

Entre 6 a 13 de novembro, a semana especial dedicada aos seminários tem como tema ‘Movidos pela Misericórdia de Deus’, e por base o Jubileu da Misericórdia; Foi disponibilizado um guião com propostas para esta vivência como uma oração, uma vigília de oração e um terço vocacional.

CB

Partilhar:
Scroll to Top