Padre Hélder Miranda Alexandre fala em «segundo semestre foi estranho», com aulas à distância
Angra do Heroísmo, Açores, 10 jul 2020 (Ecclesia) – O reitor do Seminário Episcopal de Angra espera “novos alunos” no próximo ano letivo, depois de um “segundo semestre estranho”, por causa da pandemia de Covid-19.
“Temos quatro pré-candidatos, de diferentes ilhas, e isso dá-nos alguma confiança em novas vocações. Vamos a ver se todos acabam por vir”, disse o padre Hélder Miranda Alexandre ao sítio online ‘Igreja Açores’.
O Seminário Episcopal de Angra vive os preparativos da ordenação presbiteral de seis finalistas, no dia 6 de setembro, depois de ter sido adiada por causa da pandemia, na igreja de São José em Ponta Delgada.
O retiro antes da ordenação, na semana anterior, vai ser orientado pelo cónego Gregório Rocha, diretor espiritual, no Santuário do Senhor Santo Cristo.
“É de facto um número muito interessante, para uma diocese com as características da nossa, e isso responsabiliza-nos”, acrescentou o padre Hélder Miranda Alexandre.
Sobre o ano letivo 2019/2020, o reitor Seminário Episcopal de Angra afirma que o “segundo semestre foi estranho, com aulas à distância”, por causa do isolamento social para evitar a propagação do Covid-19, “foi estranho e não foi assim uma coisa que se deseje que possa ser repetida”.
Segundo o sacerdote “decidiu-se” que os futuros sacerdotes possam “complementar a sua formação com ações específicas no seminário”, no próximo ano letivo.
“Esta regra passa, aliás, a vigorar para todos aqueles que vierem a ser ordenados no futuro. É também uma forma de prosseguirem a sua formação permanente e continua”, revelou.
Os alunos da instituição de formação no confinamento regressaram às suas ilhas, “muitos” foram acompanhados pelos párocos, mas, segundo o padre Hélder Miranda Alexandre, perdeu-se “parte espiritual e da vivência comunitária que é sempre disciplinadora e formadora e, nesse sentido, não foi uma boa experiência”, quanto à parte académica “até não correu assim tão mal”.
O novo ano letivo 2020/2021 no Seminário Episcopal de Angra vai começar na segunda quinzena de setembro, com 20 seminaristas, os quatro pré-candidatos mais 16 que vão continuar o plano de estudos, um no ensino secundário regular.
A casa de formação da Diocese de Angra vai três novos docentes em Liturgia, Sagrada Escritura e Teologia Dogmática, que são áreas fundamentais do plano de estudos do Seminário, informa o sítio diocesano ‘Igreja Açores’.
Neste momento já estão abertas as inscrições para novas matrículas e são admitidos ao Seminário Maior os candidatos que “sejam idóneos e que tenham completado, como mínimo, o nono ano de escolaridade”, lê-se na página online da instituição fundada a 9 de novembro de 1862.
CB/OC