«Será fundamentalmente de acompanhamento», indicou padre Nuno Pacheco Sousa, assistente e coordenador diocesano

Angra do Heroísmo, Açores, 14 jan 2026 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano para a Pastoral Universitária de Angra quer aprofundar a proximidade com os estudantes e anuncia a criação de um serviço de escuta, em articulação com outras áreas da pastoral juvenil, neste segundo semestre 2025/2026.
“Será fundamentalmente de acompanhamento. Algo que possa partir da equipa e, no futuro, quem sabe, de voluntários e até de alguns professores da universidade, se quiserem integrar este serviço”, explicou o assistente e coordenador da Pastoral Universitária dos Açores, citado pelo portal online ‘Igreja Açores’ da Diocese de Angra.
O padre Nuno Pacheco de Sousa explica que a novidade mais estruturante deste serviço pastoral é a criação de um serviço de escuta, em articulação com outras áreas da pastoral juvenil, vocacionado para acompanhar, orientar e inserir os jovens “na vida académica, mas também na própria sociedade açoriana”, que não se limitará à dimensão sacramental.
“Queremos começar a trabalhar mais a fundo já neste segundo semestre, com atividades concretas”, acrescentou o sacerdote, adiantando que muitos estudantes chegam ao Ensino Superior com dúvidas, afastamento das paróquias de origem, e a necessidade de reencontrar o sentido espiritual no seu percurso académico.
Neste sentido, a nova proposta do Serviço Diocesano para a Pastoral Universitária de Angra, o serviço de escuta, quer criar um ambiente onde os jovens possam partilhar preocupações, discernir caminhos e encontrar apoio para os desafios emocionais, familiares, espirituais e sociais que acompanham a vida universitária.
O padre Nuno Pacheco de Sousa já identificou também desafios urgentes, nestes primeiros meses de presença ativa no meio académico açoriano, e destaca que “faz falta despertar neles a necessidade de um lado espiritual integrado na sua formação universitária”.
“Temos dificuldade em perceber o que os jovens transportam consigo da fé”, salientou.
Segundo o coordenador da Pastoral Universitária dos Açores a Bênção das Pastas, que é um dos momentos centrais da vida académica, vai ter uma preparação mais sólida e profunda, durante as Semanas Académicas de São Miguel e da Ilha Terceira.
A equipa deste serviço pastoral da Igreja Católica que acompanha o Ensino Superior no território da Diocese de Angra quer integrar-se também na iniciativa ‘Às sextas no Convento’, na primeira sexta-feira de cada mês, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com o Serviço diocesano à Juventude de Angra e a dinâmica do próprio santuário, porque “não faz sentido dividir o que nasceu para estar junto”, referiu o sacerdote.
Para o padre Nuno Pacheco de Sousa, será “motivo de grande alegria” conseguir acompanhar 50 estudantes até ao final do ano 2025/2026.
O Serviço Diocesano para a Pastoral Universitária de Angra começa este segundo semestre deste ano letivo com uma equipa renovada, o padre Nuno Pacheco de Sousa conta com Filipe Pacheco, que acompanhava a pastoral juvenil, o estudante Márcio Valente, e mais dois jovens universitários, mas querem alargar o grupo a mais estudantes e criar um espaço de diálogo para todos.
O sítio online ‘Igreja Açores’ informa que esta renovada Pastoral Universitária açoriana já estabeleceu contactos com a ‘Missão País’, que deverá ter um número maior de jovens açorianos nesta edição 2026, segundo sacerdote, fruto de “um maior entrosamento da pastoral universitária”, e já foram procurados pela Associação Rabo de Peixe Sabe Sonhar, vinculada à Companhia de Jesus (Jesuítas) e aos seus centros universitários.
CB/OC
