Angra do Heroísmo, Açores, 08 mar 2025 (Ecclesia) – A Ouvidoria de São Jorge vai inaugurar uma Via-Sacra digital, inspirada nas meditações propostas na Jornada Mundial da Juventude 2023, entre a Fajã dos Cubres até ao Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, informa a Diocese de Angra.
“Procurámos que a sinalização das 14 estações tivesse o menor impacto visual possível neste trilho para que qualquer sinalética não ferisse o enquadramento deste lugar”, explicou o padre Dinis Silveira, ouvidor de São Jorge, citado pelo portal online diocesano ‘Igreja Açores’.
A nova Via-Sacra, na ilha de São Jorge (Açores), procura “uma linguagem mais atual, relacionando o homem com a natureza e esta com o criador”, e foi inspirada nas meditações da Via-Sacra da Jornada Mundial da Juventude realizada em Lisboa, em 2023.
A Ouvidoria de São Jorge (conjunto de paróquias) informa que a Via-Sacra digital, com 14 estações, é um convite a que os jovens percorram espiritualmente o caminho de Jesus ao Monte Calvário, enquanto carregava a cruz assim como uma oportunidade para interiorizar o seu sofrimento.
Esta Via-Sacra começa na Fajã dos Cubres e termina no Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, igreja jubilar da ilha de São Jorge, e vai ser inaugurada este fim-de-semana, dias 8 e 9 de março, adianta o sítio online ‘Igreja Açores‘.
A Diocese de Angra informa que os escuteiros em São Jorge, do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico, celebram o seu jubileu, este domingo, dia 9 de março, juntamente com o segundo Jubileu de Zona desta ilha, que mobiliza as Paróquias das Velas, Beira e Urzelina.
A Ouvidoria de São Jorge vai também acolher a ‘Aldeia da Esperança’, destina aos jovens, de 21 a 25 de julho, na Fajã da Caldeira de Santo Cristo.
A Igreja Católica está a viver o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da Igreja Católica, que começou com a abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro, pelo Papa, na noite de 24 de dezembro de 2024, e termina a 6 de janeiro de 2026; o Jubileu 2025 foi proclamado por Francisco na bula ‘Spes non confundit’ (A esperança não desilude).
CB