«Para nós, o anúncio de Jesus Cristo é inseparável do compromisso e luta pela libertação e dignidade dos jovens» – JOC

Angra do Heroísmo, Açores, 01 set 2025 (Ecclesia) – A Juventude Operária Católica (JOC) em Portugal realizou uma Assembleia Nacional Ordinária, para “delinear o rumo do movimento para os próximos três anos”, na Diocese de Angra, entre 26 e 31 de agosto, na ilha Terceira.
“Delinear o rumo do movimento para os próximos três anos, os objetivos e as prioridades e as atividades que serão realizadas no triénio”, explica a JOC, sobre os objetivos da sua XXXV Assembleia Nacional Ordinária, em nota citada pelo portal ‘Igreja Açores’.
O movimento de jovens, na informação enviada à Agência ECCLESIA, refere que seis elementos da direção da Juventude Operária Católica em Portugal estiveram entre 26 e 31 de agosto, na ilha Terceira (Açores), na Diocese de Angra.
“Somos um Movimento educativo e de ação. É pela ação e pelo assumir de tarefas e responsabilidades refletidas em grupo que nos vamos formando. A nossa missão é evangelizadora. Para nós, o anúncio de Jesus Cristo é inseparável do compromisso e luta pela libertação e dignidade dos jovens”, assinalou a JOC.
Com 90 anos de presença em Portugal, este movimento de jovens, dos 14 aos 30 anos, “inquietos com a realidade em que vivem”, hoje têm como foco problemas como “a insegurança face ao futuro, escola que não garante emprego, precariedade no trabalho, injustiça, degradação da pessoa humana e do ambiente, exclusão, violência, entre outros.
“Não ficamos como simples espectadores ou ouvintes, mas procuramos intervir e transformar de forma organizada”, acrescenta o movimento, que tem como assistente o padre Pedro Lima, sacerdote açoriano, pároco de Santa Luzia de Angra.

Durante os dias que estiveram nos Açores, onde realizaram a 35.ª Assembleia Nacional Ordinária, os membros da direção da JOC reuniram com o bispo da Diocese de Angra, D. Armando Esteves Domingues, e com o presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, José Gabriel do Álamo de Meneses, divulga o portal online ‘Igreja Açores’.
Segundo o programa, realizaram também um encontro de apresentação com os jovens da Paróquia de Posto Santo que receberam o Sacramento da Confirmação (Crisma) e participaram na iniciativa diocesana ‘Aldeia da Esperança’, para além de terem promovido sessão de cinema ao ar livre, no adro da igreja de Santa Luzia, em Angra do Heroísmo, onde foi exibido o filme ‘Em Busca da Felicidade’, seguindo-se um momento de debate.
A Juventude Operária Católica é um movimento de jovens, “pelos jovens e para os jovens”, que foi fundado há 100 anos, padre Joseph Cardjin, na Bélgica, e chegou a Portugal 10 anos depois.
A JOC Portugal vai celebrar o centenário da JOC Internacional e os seus 90 anos em Portugal, no dia 15 de novembro, em Aveiro.
CB/OC