Angra: Faleceu o cónego Artur Pacheco Custódio, antigo reitor do Seminário Episcopal

Foto: Seminário Episcopal de Angra

Angra do Heroísmo, Açores, 06 abr 2024 (Ecclesia) – O cónego Artur Pacheco Custódio, antigo reitor do Seminário Episcopal de Angra (Açores), faleceu hoje, no Hospital Divino Espírito Santo, aos 97 anos.

O corpo do falecido sacerdote vai estar em câmara ardente, na Igreja Paroquial de São Pedro da Ribeira Seca, ouvidoria da Ribeira Grande.

O funeral realiza-se este domingo, após missa de corpo presente, às 8h00, com missa presidida pelo ouvidor, padre Vítor Medeiros, seguindo depois para o cemitério local.

Este ano, o cónego Artur Pacheco Custódio, que residia na ouvidoria da costa norte de São Miguel desde 1973, celebrou o 75ºaniversário de ordenação sacerdotal.

Nascido a 12 de setembro de 1926, foi ordenado padre a 17 de dezembro de 1949.

“Foi provigário geral da Diocese no episcopado de D. Manuel Afonso Carvalho e Reitor do Seminário Episcopal de Angra e, nomeado delegado especial para ‘os assuntos dos seminários diocesanos’, em 1967. Em 1959 tinha sido nomeado cónego capitular do Cabido da Sé de Angra, 10 anos depois da sua ordenação sacerdotal”, informa o portal Igreja Açores.

Em 1971, o padre Artur Pacheco Custódio foi nomeado pároco e cooperador da Matriz da Ribeira Grande, tendo servido sempre, desde então, na ouvidoria da Ribeira Grande.

“A comunidade do Seminário de Angra agradece a Deus o dom da vida” do padre Artur Pacheco Custódio, “colocado ao serviço da Igreja e, concretamente, no exercício da missão que lhe foi conferida, de Reitor do Seminário Episcopal de Angra”, conclui a nota do Seminário.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top