Angra: Diocese vai refletir sobre a santidade, nos «Diálogos no Tempo»

Angra do Heroísmo, Açores, 14 nov 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai refletir sobre a ‘santidade’, numa nova sessão do ciclo ‘Diálogos no Tempo’, com entrada livre, hoje, às 20h30 locais, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo da Horta.

‘A Esperança da Santidade: os “Santos de ao pé da porta”’, é o tema do nono encontro dos ‘Diálogos no Tempo’ e vai ser apresentado pelo monsenhor António Manuel Saldanha, o pároco da Igreja Matriz da Horta, e cónego capitular da Basílica de Santa Maria Maior (Roma), informa o portal online ‘Igreja Açores’.

A Diocese de Angra explica a santidade como “um chamamento universal de todos os batizados acessível a todos os que buscam seguir o Evangelho com amor e fidelidade”, ao divulgar esta sessão do ciclo ‘Diálogos no Tempo’, que acontece no mês em que a Igreja Católica celebra a Solenidade de Todos os Santos (1 de novembro).

O tema ‘A Esperança da Santidade: os “Santos de ao pé da porta”’ vai ser apresentado pelo cónego António Manuel Saldanha e Albuquerque, sacerdote da Diocese de Angra natural da Ilha do Faial, doutorado em História pela Universidade Pontifica Gregoriana de Roma, foi oficial na Congregação para a Causa dos Santos da Santa Sé, é pároco na Igreja Matriz da Horta, após de ter regressado este ano aos Açores.

Os ‘Diálogos no Tempo’ são uma iniciativa do Grupo Coordenador do Jubileu, para aprofundar a fé cristã e discutir temas como a esperança, a paz e a piedade popular, “abertos a crentes e não crentes”, utilizando a arte e a história para refletir sobre a esperança no contexto dos “sinais dos tempos”.

A Diocese de Angra organiza estes ‘Diálogos no Tempo’ através do Grupo Coordenador do Jubileu, do seu Instituto Católico de Cultura, em parceria com as ouvidorias (conjunto de paróquias), serviços e movimentos; este ciclo começou no dia 17 de janeiro deste ano, no âmbito do Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da Igreja Católica, e vai terminar em dezembro.

CB

Partilhar:
Scroll to Top