Angra do Heroísmo, Açores, 15 jan 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Angra promove hoje o primeiro de três turnos do retiro anual do seu clero em Ponta Delgada, seguindo-se Angra e São Mateus do Pico, este ano orientados pela irmã Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria.
“Trata-se de uma oportunidade única para o crescimento espiritual dos sacerdotes e para reforçar a unidade no seio do Presbitério. Ser um homem de Deus que fez e faz uma profunda experiência de encontro com Jesus Cristo é o que a Igreja e os fiéis esperam do presbítero”, assinala a carta convite dirigida ao clero, informa o portal ‘Igreja Açores’.
O Retiro do Clero da Diocese de Angra realiza hoje, dia 15 de janeiro, no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, e é orientado pela primeira vez por uma religiosa.
“A intenção primordial do retiro deste ano deve ser a aceitação da urgente necessidade de conversão pessoal e pastoral à qual, não somente as nossas estruturas são chamadas, mas, sobretudo nós, ministros ordenados”, salienta a carta enviada aos sacerdotes.
O retiro anual é “uma graça” para a qual o clero é chamado a participar “com ânimo generoso e coração aberto para acolher a renovação que o Espírito Santo traz à Igreja”, e, pela primeira vez, informa a Diocese de Angra, os sacerdotes diocesanos terão uma religiosa como pregadora.
A irmã Ângela de Fátima Coelho, da Aliança de Santa Maria, vai orientar os três turnos do Retiro do Clero diocesano de Angra, a partir de segunda-feira em Ponta Delgada, dia 22 de janeiro, no Hotel de Santa Catarina, em Angra, e a 11 de abril em São Mateus, no Pico.
A consagrada que é a superiora geral da Aliança de Santa Maria, entrou para a congregação religiosa portuguesa em 1995; é a vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia, e foi postuladora da Causa de Canonização dos Santos Pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto.
CB