Angra: Dia da Igreja Diocesana marcado pela notícia da nomeação de D. Armando Esteves Domingues

Administrador evocou «todos aqueles que fizeram com que estas ilhas pudessem vir a ser uma Igreja diocesana, do século XVI ao século XXI»

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Angra do Heroísmo, Açores, 07 nov 2022 (Ecclesia) – A comunidade católica nos Açores celebrou este domingo o Dia da Igreja Diocesana, numa festa marcada pela notícia da nomeação de D. Armando Esteves Domingues como 40.º bispo de Angra.

“Damos graças a Deus e felicitamo-nos mutuamente neste dia de festa em que a nossa Diocese completa 488 anos. Recordamos todos aqueles que fizeram com que estas ilhas pudessem vir a ser uma Igreja diocesana, do século XVI ao século XXI” afirmou o atual administrador diocesano, cónego Hélder Fonseca Mendes, saudando o novo bispo, “um presente do Papa em dia de aniversário”.

O responsável presidiu à Missa comemorativa, na Sé de Angra, onde convidou os participantes a refletir sobre a eternidade.

“Se este é o destino final, a nossa condição atual é de peregrinos, de povo de Deus a caminho. É neste sentido que somos a Igreja de Cristo, sacramento universal de salvação”, sustentou, numa intervenção divulgada pelo portal ‘Igreja Açores’.

Tal como o seio materno não é o destino final para o ser humano que está a ser gerado, por estar destinado a abandonar essa etapa transitória da sua existência, também nós estamos, no atual estado de vida a ser gerados noutras etapas, destinados à plenitude da vida em Deus”.

A nomeação do novo bispo de Angra, anunciada na última sexta-feira, foi assinalada em comunicado pelo Serviço Diocesano para a Pastoral Social, cuja equipa fala “num novo dinamismo evangélico”.

“Sem deixar ninguém de fora, D. Armando dá uma atenção especial às periferias e aos mais carenciados que constituem quase um quarto da população destas ilhas” sublinha a nota destacando que “as difíceis situações de vida e os atropelos aos direitos humanos são nossas preocupações constantes, na senda do exemplo do Papa Francisco”, indica a nota.

O organismo, presidido por Piedade Lalanda, recorda as “enormes tarefas” que se apresentam “para mobilizar o Povo de Deus dos Açores para as exigências da Fé” e espera que a experiência pastoral do novo bispo “possa acompanhar nesta caminhada de busca de novas soluções em prol dos pobres e desprotegidos”.

OC

Igreja/Portugal: D. Armando Esteves Domingues nomeado bispo de Angra

Partilhar:
Scroll to Top