
Angra do Heroísmo, Açores, 24 abr 205 (Ecclesia) – O bispo de Angra presidiu à 48.ª sessão plenária do Conselho Presbiteral, que terminou hoje, onde os 35 padres conselheiros refletiram sobre três assuntos a partir do tema geral ‘Vida em presbitério; comunicação entre as estruturas; reorganização pastoral/ administrativa’.
“A temática ‘reestruturação pastoral’ passa por um caminho feito em conjunto e em equipa, organizado em Unidades e Zonas Pastorais. Contudo, é uma tarefa exigente e encarnada numa geografia plural e insular”, lê-se no comunicado enviado esta quinta-feira, dia 24 de abril à Agência ECCLESIA.
“A reestruturação deve abranger todas as ilhas e ouvidorias, num modelo eclesiológico batismal e ministerial a fim de promover uma maior comunhão pastoral”, acrescenta, sobre o terceiro tema desta assembleia.
A 48.ª Sessão plenária do Conselho Presbiteral da Diocese de Angra, presidida pelo bispo diocesano, D. Armando Esteves Domingues, refletiu sobre o tema ‘Vida em presbitério; comunicação entre as estruturas; reorganização pastoral/ administrativa da Diocese’, entre 22 e 24 de abril, no centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada.
Os 35 padres conselheiros, no primeiro tema, analisaram a ‘situação actual do clero: problemáticas’, onde constataram as “fragilidades da fraternidade sacerdotal”, e foi avaliada e reforçada a “pertinência do acompanhamento do clero”, para além de terem examinado “a situação da sustentação” dos presbíteros.
‘Comunicação entre as várias estruturas da Diocese’, o segundo tema em reflexão, é “um desafio a ser repensado” hoje, “pilar da sinodalidade e da comunhão”, porque “apesar das estruturas existentes, a responsabilidade é de todos”, e “importa saber comunicar para garantir a proximidade entre todo o Povo de Deus”.
Esta reunião do Conselho Presbiteral da Diocese de Angra ficou também marcada pela morte do Papa Francisco, aos 88 anos, na segunda-feira, dia 21 de abril.
O Conselho Presbiteral destacou o legado do Papa Francisco, “reforçando os pilares da sinodalidade”, «uma Igreja em saída» em direção às periferias e aos pobres, “o combate à autorrefencialidade e ao clericalismo”; os seus membros participaram na Missa, “em sufrágio pelo Papa Francisco e ação de graças pelos 12 anos do seu pontificado”, presidida pelo bispo, na igreja de São José.
A Diocese de Angra informa que esta sessão plenária do Conselho Presbiteral de Angra, inserida no projeto diocesano ‘Todos, todos, todos: caminhar na Esperança’, vai terminar de “forma especial” com uma assembleia com o Conselho Pastoral Diocesano, hoje e esta sexta-feira, dias 24 a 25 de abril.
Estes dois órgãos de consulta de D. Armando Esteves Domingues, “a expressão da vivência concreta desta comunhão”, vão reunir “em vista da preparação do projeto pastoral para os próximos dez anos”, até 2034, data em que esta diocese completa 500 anos da sua fundação.
CB