Angra do Heroísmo, Açores, 10 out 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que a conferência ‘O resgate do património’ realiza-se esta quinta-feira, dia 10 de outubro, pelas 20h30 locais, na igreja de São José, em Ponta Delgada.
Esta iniciativa te como oradores Daniela Melo e Vasco Santos, técnicos superiores de Conservação e Restauro na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, e Paulo Brasil técnico de Conservação e Restauro, informa o sítio na internet ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
Os dois primeiros oradores – Daniela Melo e Vasco Santos – vão apresentar o tema ‘A preservação documental na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro’, enquanto Paulo Brasil reflete sobre ‘O que o olhar não vê, a ciência revela e o restauro descobre’.
A conferência ‘O resgate do património’, esta quinta-feira, na igreja de São José, em Ponta Delgada, é aberta ao público, e conta com um momento musical, pelo Coral de São José e pela organista Isabel Albergaria Sousa, antes das intervenções.
Estas comemorações estão alinhadas com o itinerário sinodal diocesano do próximo biénio, inserem-se na dinâmica para o Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco para 2025, e assume-se como “uma primeira etapa” das comemorações dos 500 anos desta diocese, que se completam em 2034.
A igreja de São José foi construída num terreno onde, no século XVI, a família Fernão de Quental e Margarida de Matos mandou construir uma ermida com invocação a Nossa Senhora da Conceição, quando já estariam em Ponta Delgada os Frades Menores (Franciscanos) da ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis.
As comemorações têm o Alto Patrocínio do Presidente da República e o Alto Patrocínio do Presidente do Governo Regional dos Açores, sendo a Comissão de Honra presidida pelo Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, acrescenta o portal online ‘Igreja Açores’.
CB