Evangelização, liturgia e caridade é o «tripé essencial da vida paroquial», que inicia a preparação da festa de Nossa Senhora do Rosário
Angra do Heroísmo, Açores, 23 set 2025 (Ecclesia) – A Paróquia açoriana de Rabo de Peixe (ilha de São Miguel), a maior paróquia da Diocese de Angra, definiu as prioridades para o ano 2025/2026 em Conselho Pastoral, como criar um grupo de jovens e reforçar a formação dos catequistas.
“Os desafios são muitos, mas temos uma comunidade generosa, capaz de transformar dificuldades em oportunidades e de ser sempre parte da solução, nunca do problema”, destacou o pároco do Bom Jesus de Rabo de Peixe, em nota citada, esta terça-feira, pelo portal diocesano ‘Igreja Açores’.
O Conselho Pastoral de Rabo de Peixe reuniu no dia 19 de setembro, um encontro marcado pela oração, reflexão e partilha sobre o futuro desta comunidade que é a “maior paróquia” dos Açores, inspirados pela escuta de Deus, da Igreja e dos irmãos, que deve ser uma “comunidade de comunidades”.
As prioridades pastorais para o ano 2025/2026 na Paróquia do Bom Jesus foram definidas nesta reunião do Conselho Pastoral e destaca-se a criação de um Grupo de Jovens, o incentivo à formação de um Grupo de Acólitos, ambos como “espaços de oração, amizade e missão”, encontros mensais comuns para promover unidade e aprofundamento espiritual e o reforço da formação dos catequistas e maior envolvimento das famílias, “têm cerca de mil crianças” na catequese.
“Durante o encontro, destacou-se o tripé essencial da vida paroquial — Evangelização, Liturgia e Caridade — como pilares para fortalecer a fé e a ação. Das partilhas feitas pelos diversos grupos e movimentos, surgiram três grandes prioridades pastorais”, desenvolve a nota do pároco, o padre Marco Luciano Carvalho.
O sacerdote, que tomou posse da Paróquia de Rabo de Peixe, no dia 14, explicou que escutaram “as partilhas dos movimentos e grupos da comunidade” e perceberam que há áreas que “pedem maior investimento pastoral”, e afirmou que a paróquia “não pode ser uma soma de pequenos grupos fechados em si mesmos, mas uma comunidade de comunidades”.
Com o tema ‘Famílias com raízes de Fé e ramos de Esperança!’, a comunidade da vila açoriana de Rabo de Peixe, no Município da Ribeira Grande (ilha de São Miguel), começa a preparação para a festa de Nossa Senhora do Rosário, hoje, 23 de setembro, um dia dedicado à reconciliação, com Missa, às 17h00 locais (mais uma hora em Lisboa).
O programa religioso da festa de Nossa Senhora do Rosário 2025 decorre de 30 de setembro a 7 de outubro, com missas, procissões, adorações e bênçãos, e termina com Missa Solene, a ‘Cantata a Maria’, e o fogo-de-artifício. O sítio online ‘Igreja Açores’ informa que têm Adoração Eucarística e Sacramento da Reconciliação (confissão), às 18h00, seguindo-se bênção do santíssimo e Missa, de 30 de setembro a 2 de outubro; e têm dias temáticos, dedicados às famílias, como o Dia dos Filhos, dos Pais e dos Avós, mas também o Dia do Doente, e o Dia do Emigrante. A procissão de Nossa Senhora do Rosário é o “ponto alto” da festa da comunidade de Rabo de Peixe, na Paróquia do Bom Jesus, que vai reunir “fiéis em devoção e celebração”, no dia 5 de outubro (domingo). |
A igreja paroquial do Senhor Bom Jesus, em Rabo de Peixe, é de 1735, ano em que terminou a construção da torre sineira e colocação do sino, uma edificação ao longo de 150 anos.
CB/OC