Angra/Catequese: Campanha do Advento e de Natal quer que nascimento de Jesus «contagie outros»

Angra do Heroísmo, Açores, 12 nov 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra publicou a Campanha do Advento e de Natal para a catequese, que propõe que, nos centros catequéticos e nas comunidades, nas celebrações da Eucaristia, “seja construído um caminho de encontro e seguimento de Jesus”.

“A Campanha do Advento e de Natal é uma proposta de caminhada que pode ser realizada pela catequese nos centros catequéticos, mas é projetada, principalmente, para ser vivida nas celebrações paroquiais da eucaristia”, explica a equipa coordenadora da Catequese da Ouvidoria de São Jorge, que construiu este subsídio para o Serviço Diocesano da Pastoral da Evangelização, Catequese e Missão de Angra.

Com o tema ‘Caminho da Esperança – Cristão o que dizes de ti mesmo?’, e seguindo também o nome ‘Via/Caminho’, “dado aos primeiros seguidores de Jesus [o nome mais antigo da Igreja; cf. At 9, 2; 24, 14]”, esta Campanha de Advento e de Natal propõe que seja construído “um caminho de encontro e seguimento de Jesus”, na catequese e nas comunidades.

A caminhada diocesana é para ser vivida do primeiro domingo do tempo do Advento, este ano dia 30 de novembro, até 4 de janeiro de 2026, quando a Igreja Católica celebra no seu calendário litúrgico a Epifania do Senhor, assinalando também os dias da Imaculada Conceição (8 de dezembro), o Natal (dia 25), e a festa da Sagrada Família de Jesus, Maria, José (28 de dezembro).

Em cada uma destas semanas do novo tempo litúrgico, ou em cada celebração festiva, o itinerário do Serviço Diocesano da Pastoral da Evangelização, Catequese e Missão de Angra propõe à catequese e às comunidades “um desafio concreto” para que o nascimento de Jesus “seja também uma realidade na vida de cada um e, assim, contagie, positivamente, outros”.

O esquema para a caminhada diocesana, elaborado pela equipa coordenadora da Catequese da Ouvidoria de São Jorge, propõe “acender a coroa de Advento” semanalmente, e, ao mesmo tempo, construírem “um caminho” num painel com oito peças retangulares, que têm uma imagem e as palavras-chave (oito verbos: vigiar, preparar, confiar, anunciar, acolher, adorar, despertar e seguir) dessa celebração, uma passagem bíblica, uma reflexão e o compromisso; os centros catequéticos e comunidades paroquiais também podem “usar o painel todo construído (sem as imagens e palavras) e ir colando a cada celebração”.

O itinerário convida a vários compromissos, como estar atento aos outros e ajudar os “pais em casa, um amigo na escola”, a escrever uma carta para Jesus; na solenidade da Imaculada Conceição a oferecer “um gesto de carinho à mãe (um beijo, uma flor)” e em família preparar o presépio em casa.

Os catequisandos são também desafiados a falar de Jesus a alguém, e a fazer uma publicação nas redes sociais; a visitar ou telefonar “a alguém que está sozinho”; no Natal a rezar/falar “ou ficar em silêncio com Jesus”, e a descarregar uma APP (aplicação) de oração para o telemóvel.

A catequese e as paróquias da Diocese de Angra podem também adaptar o “caminho” da Campanha do Advento e de Natal “conforme as suas possibilidades”, indica a Ouvidoria de São Jorge, divulga o portal online ‘Igreja Açores’.

A Igreja Católica assinala o início de um novo ano no seu calendário litúrgico, que começa com o chamado tempo do Advento, este ano no dia 30 de novembro, compreendendo os quatro domingos anteriores ao Natal.

CB

Partilhar:
Scroll to Top