Angra do Heroísmo, Açores, 24 nov 2023 (Ecclesia) – Os jovens da Ilha de São Miguel e os da ilha Terceira vão celebrar a Jornada Mundial da Juventude 2023 com o bispo de Angra, respetivamente esta sexta-feira à noite, e no domingo.
“A Jornada Mundial da Juventude foi para nós açorianos um momento extraordinário de Igreja, de comunhão, diríamos de sinodalidade, um momento em que sentimos o todo do nosso ser Igreja. Agora, é prioritário fazermos acontecer aquilo que vivemos em Lisboa, trazermos a experiência e a vivência para as nossas comunidades, para aquelas que são as nossas próprias realidades”, disse o diretor Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil de Angra, padre Norberto Brum, à Agência ECCLESIA.
A Jornada Mundial da Juventude 2023, vivida pela Igreja Católica no âmbito diocesano, no dia 26 de novembro, solenidade litúrgica de Cristo-Rei, tem como tema ‘Alegres na esperança”, da Epístola de São Paulo aos Romanos (cf. Rm 12, 12), escolhido pelo Papa na sua mensagem.
O bispo de Angra numa Carta, no dia 21 de setembro, pediu para ‘Valorizar a Solenidade de Cristo Rei para se fazer a apresentação do Plano em todas as Comunidades eclesiais’, e propõe-se que “a celebração do Dia Mundial da Juventude aconteça a nível paroquial, ou de Ouvidoria, valorizando e fazendo envolver os jovens que participaram na JMJ”, lembrou o padre Norberto Brum.
Na Ilha de São Miguel, D. Armando Esteves Domingues preside hoje uma ‘Grande Vigília’ comemorativa do Dia Mundial da Juventude, na igreja de Nossa Senhora de Fátima – Lajedo, a partir das 21h00 locais (mais uma hora em Portugal continental).
A vigília vai ter “um grande envolvimento cultural”, de várias artes performativas, de forma a sublinhar “o diálogo da Igreja, com os jovens e com a cultura”, disse o diretor do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil, ao portal ‘Igreja Açores’.
No domingo, 26 de novembro, D. Armando Esteves Domingues e os jovens da ilha Terceira vão plantar uma árvore junto à igreja de São Brás, onde decorre a celebração da 38ª Jornada Mundial da Juventude, “sinal do ‘compromisso e caminhada Laudato Si’ iniciados, especialmente, este verão com a assinatura do ‘Pacto da Montanha’”, na montanha do Pico.
Nesse momento, D. Armando Esteves Domingues vai estar disponível para falar aos órgãos de comunicação social sobre o papel dos jovens no Itinerário Pastoral da Diocese, que vai ser apresentado ainda nesse dia, às 18h00, na Sé de Angra.
Segundo o programa, têm a Eucaristia, às 11h00 locais, precedida de procissão, e no final vão em cortejo para o salão da Casa do Povo onde continuam as atividades: ‘Alegres por São Brás’, um peddy-paper que começa às 14h00, apresentações dos vários grupos participantes – música, teatro ou dança – e vão também responder a três perguntas relacionadas com a participação na edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, a JMJ Lisboa.
A Diocese de Angra informa que este encontro, na Ilha Terceira, é precedida por uma Vigília de Oração pelos jovens, este sábado, dia 25 de novembro, pelas 20h30, na Agualva.
Na Diocese de Angra, no atual ano 2023/2024, a Pastoral Juvenil Diocesana e de ilha centra a sua ação em quatro grandes pilares: ‘Revolução JMJ’ – Partir da vivência da JMJ e das Palavras do Papa; o ‘Pacto da Montanha’ – Vivência da Laudato Si; a ‘Sinodalidade’ – Escuta e envolvimento de todos e, por último, prosseguirá o pilar de formação de agentes de Pastoral Juvenil.
CB/LFS