«Em todos encontrei disponibilidade e vontade de iniciarmos juntos uma nova etapa» – D. Armando Esteves Domingues
Angra do Heroísmo, Açores, 11 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo de Angra publicou hoje o seu primeiro decreto com nomeações pastorais, nomeadamente cargos da cúria e serviços diocesanos que “deverão começar a preparar o próximo ano pastoral”.
“Em todos encontrei disponibilidade e vontade de iniciarmos juntos uma nova etapa na vida da diocese, assente na disponibilidade pessoal e desejo de trabalhar mais em equipas sacerdotais. Obrigado a todos. Estou certo de que veremos os frutos!”, escreveu D. Armando Esteves Domingues, na informação enviada à Agência ECCLESIA.
O bispo da Diocese de Angra que, pela primeira vez, fez “nomeações no seio do presbitério” explica que foram ouvidos diversos colaboradores, “feitas consultas informais, ouvidos sacerdotes, ouvidores e leigos”, e em todos os casos, se decidiu “de comum acordo, pensando no melhor para os padres e para as comunidades”.
“Dou graças a Deus pela oportunidade de conhecer melhor os sacerdotes do presbitério nos muitos colóquios pessoais que mantive”, indica salientando a “disponibilidade e vontade” de colaboração.
D. Armando Esteves Domingues nomeou um novo vigário-geral, o cónego Gregório Rocha; o padre José Júlio Rocha, como vigário episcopal para o Clero e Formação; e o padre Emanuel Valadão Vaz, como novo reitor do Seminário Episcopal.
O bispo de Angra nomeou também um novo reitor para o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o cónego Manuel Carlos Alves, e quatro párocos novos: da Sé, em Angra, padre Hélder Miranda Alexandre; da Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada, cónego Adriano Borges; da Matriz do Santíssimo Salvador da Horta, padre Marco Bettencourt Gomes; e da Matriz da Praia da Vitória, cónego Hélder Fonseca Mendes.
D. Armando Esteves Domingues pede às comunidades que “ajudem nas mudanças” para que tudo se possa processar a tempo do próximo Ano Pastoral 2023/2024.
CB/OC