Angra: Bispo diocesano evoca quem vive «no sofrimento, na solidão, no esquecimento ou no desespero da pobreza»

Mensagem Pascal de D. Armando Esteves convida a «lutar pelo bem dos outros»

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Angra do Heroísmo, Açores, 02 abr 2023 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Angra recordou, na sua mensagem para a próxima Páscoa, quem vivem em situações de pobreza e abandono, deixando uma palavra especial para a vítimas de abusos sexuais na Igreja.

Num texto divulgado hoje e enviado à Agência ECCLEIA, D. Armando Esteves evoca os “que vivem mergulhados no sofrimento, na solidão, no esquecimento ou no desespero da pobreza, da falta de casa, de pão ou trabalho”.

“Não esqueço, este ano, as vítimas inocentes dos abusos, esses irmãos e irmãs nossos que correm o risco de, no meio de toda a babel da comunicação e discussões secundárias, serem relegadas para posição secundária ou até ao esquecimento. Não o queremos nem podemos deixar que aconteça” escreve ainda.

No início da sua primeira Semana Santa na diocese açoriana, o responsável católico aponta à celebração da Páscoa (9 de abril) como um sinal de “esperança” para os que “sofrem com a incerteza da vida e do futuro”.

O bispo de Angra dirige-se “aos que continuam a lutar pelo bem dos outros, aos que cuidam da vida, das relações, da qualidade de vida dos irmãos”.

A mensagem tem como título ‘O Ressuscitado vive no meio de nós’.

“Ele é o Ressuscitado para as nossas relações, para as famílias, para aqueles que vivem e trabalham em lares de idosos, para aqueles que cuidam de pessoas com deficiência ou doença mental, para aqueles que trabalham ou estão detidos em prisões, para aqueles que estão ao serviço das nossas comunidades paroquiais”, indica.

Como Igreja diocesana, em tempos de renovação Sinodal, continuemos a tentar encurtar as distâncias entre Jesus e cada um de nós, as nossas comunidades, o nosso modo de ser hoje seus discípulos”.

D. Armando Esteves convida os sacerdotes da diocese a “levar o perfume de Cristo ressuscitado até à solidão, à miséria e à dor de tantos irmãos e irmãs, derrubando a pedra da indiferença”.

O bispo diocesano presidirá a todas as celebrações na Sé de Angra: Missa Crismal, a 4 de abril (12h00, hora local, mais uma em Lisboa); Quinta-feira Santa – Missa da Ceia do Senhor(18h00); Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor(15h00) e Via -Sacra (20h00) e Vigília Pascal (21h30).

O portal diocesano ‘Igreja Açores’ informa que D. Armando Esteves presidirá ainda, na tarde de Quinta feira-Santa, a uma celebração conjunta com os utentes das Casas de Saúde de São Rafael e Espírito Santo e, no Domingo de Páscoa, no estabelecimento prisional de Angra.

OC

Partilhar:
Scroll to Top