Angra: Assistente da Pastoral Familiar sublinha «consciência» crescente de que este setor «está nas mãos dos casais»

Monsenhor José Medeiros Constância faz «balanço positivo» do ano do primeiro Dia Diocesano da Família

Foto: Igreja Açores

Angra do Heroísmo, Açores, 14 jun 2022 (Ecclesia) – O assistente da Pastoral Familiar da Diocese de Angra destacou que “está a crescer a consciência” de que este serviço depende, sobretudo, dos casais, falando no contexto do Encontro Mundial das Famílias, do próximo dia 26.

“Julgo  que está a crescer a consciência de que a pastoral familiar está nas mãos dos casais e não dos padres e isso é importante para tornar as famílias protagonistas”, disse monsenhor José Medeiros Constância, ao portal ‘Igreja Açores’.

O assistente da Pastoral Familiar da Diocese de Angra afirmou que “este ano termina com um balanço positivo”, adiantando que têm “procurado dar continuidade” ao trabalho que vinha a ser realizado, uma “afirmação de uma pastoral familiar territorial”, com iniciativas ‘Açores 17’ (ouvidoria) e ‘Açores 165’ (paróquia).

Segundo o sacerdote, o Serviço Diocesano da Pastoral da Família e Laicado pretende criar o Conselho Pastoral da Família que vai ser constituído pela equipa diocesana, os representantes das ouvidorias – casal e assistente – e “todos os movimentos da pastoral familiar”.

Das diversas iniciativas realizadas ao longo deste ano, destaca-se o primeiro Dia Diocesano da Família que “foi importante”, mesmo com as “dificuldades próprias” de ser uma “Igreja espalhadas por nove ilhas” do arquipélago.

No contexto do 10.º Encontro Mundial das Famílias, que vai decorrer num formato inédito, de 22 a 26 de junho, com eventos em cada diocese católica, em ligação digital com Roma, a equipa responsável pela Pastoral Familiar de Angra está a organizar uma Eucaristia, às 12h00, na igreja matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

“Nem todos podem estar em Roma, mas todos queremos estar em comunhão com o Papa, por isso, decidimos esta celebração aberta a todas as famílias”, referiu monsenhor José Medeiros Constância.

A Missa para todas as famílias da ilha de São Miguel vai ser transmitida online nas redes sociais da Pastoral Familiar e pelo portal ‘Igreja Açores’ da Diocese de Angra.

“Trata-se de uma celebração diocesana presidida pelo administrador, cónego Hélder Fonseca Mendes, e visa sinalizar a comunhão da Igreja Açoriana com o Papa”, acrescentou o sacerdote, informa o portal diocesano ‘Igreja Açores’.

‘O Amor em família: vocação e caminho de santidade’ é o tema do EMF 2022, que decorre após o adiamento de um ano, por causa da pandemia, e vai acolher dois mil delegados de Conferências Episcopais e dos movimentos internacionais empenhados na Pastoral Familiar.

A Igreja Católica está a viver o Ano ‘Família Amoris Laetitia’, que começou na solenidade de São José (19.03.2021), e decorre até à celebração em Roma (26.06.2022).

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top