Do programa destaca-se a «Via Lucis da Esperança», «um musical de jovens para jovens»

Ponta Delgada, São Miguel, Açores, 23 mai 2025 (Ecclesia) – O Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres (Diocese de Angra), celebrar as suas festas, este ano presididas pelo arcebispo de Boston, onde destaca-se a participação dos jovens, de hoje até quinta-feira, em Ponta Delgada (São Miguel).
“Nós temos um Evangelho para partilhar com todos, e todas as iniciativas que significam partilha são importantes e são relevantes. Não se trata de procurar cativar, trata-se de os chamar também à celebração da mesma fé, numa perspetiva de juntos construirmos um futuro melhor”, disse o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, aos jornalistas, na conferência de imprensa de apresentação das festas 2025, enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Angra.
A ‘Via Lucis da Esperança’ é um musical que envolve cerca de 80 pessoas que vão apresentar os 14 quadros da ressurreição de Jesus, no interior do Forte de São Brás, no dia 29 de maio (quinta-feira), pelas 20h30 locais, aberto ao público em geral, no encerramento das festas.
Esta ‘Via Lucis da Esperança’ nasceu de um texto escrito pelo padre José Júlio Rocha, vigário episcopal para o Clero de Angra, a diretora artística do projeto, Ana Paula Andrade, fez o guião para o musical e os 14 quadros e, adiantou, que têm “a mesma configuração, uma parte de reflexão, a parte litúrgica e a parte do coro final”.
As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2025 têm como lema ‘Cristo a nossa esperança’, e vão começar esta sexta-feira, realizam-se de 23 a 29 de maio, presididas pelo novo arcebispo de Boston (EUA), D. Richard Henning.
“É uma presidência que muito nos honra, quer o santuário, quer a Diocese de Angra, e também as comunidades açorianas da diáspora, que aproveitamos para saudar, convidar e acolher. Até 2024, D. Richard Henning era bispo de Providence [Rhode Island] onde, em contacto com os açorianos, manifestou forte desejo de conhecer os Açores e a devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres”, explicou o reitor, na conferência no Convento da Esperança.
O cónego Manuel Carlos Alves informou que “as grandiosas festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres” começam hoje com a inauguração da iluminação, enquanto “o dia principal é o domingo do Senhor Santo Cristo”, 25 de maio, a Missa às 09h30, e a imagem do Senhor Santo Cristo sai em procissão pelas 16h30.

No domingo, pelas 08h00, vai ser celebrada a Eucaristia em língua inglesa, na igreja paroquial de São José, “orientada para turistas e alguns emigrantes que tenham mais dificuldades em entender o português”; na véspera, sábado, dia 24 de maio, após a procissão da mudança da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres para a igreja de São José, o Serviço Pastoral da Juventude de Angra dinamiza a vigília noturna.
O reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, cónego Manuel Carlos Alves, anunciou que a capa que vai ornamentar a imagem “é a que tem o número 25”, usada no Ano Jubilar de 2000, uma oferta de José António Estrela, residente nos Estados Unidos da América.
O tríduo de preparação da festa é presidido pelo padre José Paulo Machado, pároco da Fajã de Baixo (Ponta Delgada), do clero de Angra.
CB