Angola: País lusófono recebe visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Luanda, 26 set 2017 (Ecclesia) – A imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai visitar algumas paróquias de Luanda e Uíge, em Angola, entre o dia 13 e 24 de outubro, uma iniciativa histórica porque é a primeira vez desde a independência.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o servita António Mucharreira, que está a preparar a peregrinação há três anos, informa que a visita vai começar na Paróquia de Fátima, na capital do país africano.

O “grande evento”, revela, “está a deixar as comunidades por onde vai passar em delírio”, afinal há cerca de 70 anos que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima “não visita” o país lusófono, ou seja, é “a primeira vez depois da independência”.

Neste contexto, o comunicado recorda o relato do padre Luciano Cristino, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima entre 1976 e 2013, sobre a viagem da imagem peregrina que rumou do porto de Lisboa com destino ao continente africano a 20 de julho de 1948.

Nessa viagem, desenvolve, a imagem de Nossa Senhora de Fátima passou pelo Funchal a caminho de São Tomé e Príncipe e Angola, onde chegou a 30 de julho, depois foi para Moçambique, e ainda esteve na África do Sul de onde foi, numa “longa viagem por terra”, até ao Cairo passando por Rodésia do Sul, Transvaal, Rodésia do Norte, Eritreia, Zanzibar, Tanzânia, Uganda, Etiópia, Eritreia e Líbia.

O servita António Mucharreira lembra ainda que há cerca de 40 anos aterrou em Angola “com uma arma de guerra nas mãos” e agora vai ser uma “emoção extrema voltar com outra arma, desta vez, de paz, amor e de oração”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top