Este é o dia maior a que chegamos depois da caminhada do Advento. Um caminho de espera, de preparação, um trilho que perspetiva alegria pelo anúncio de um nascimento. Uma expetativa gerada a propósito de um acontecimento que marca o antes e o depois na vida. Assim é o Natal, a celebração que os cristãos se preparam para viver esta noite.
Mas assim é também a espera, a preparação, a expetativa que uma criança sente quando cria um vínculo com uma família que não os seus parentes biológicos.
Se os cristãos esperam hoje um menino há também famílias que esperam a chegada de uma criança, falam no objetivo de dar, acolher e proporcionar a vivência familiar a quem não a tem naturalmente.
O programa Ecclesia vai em busca nesta manhã dessa vivência, concretamente através do projeto Amigos Pra Vida que tem como missão encontrar para cada criança ou jovem que vive numa casa de acolhimento residencial, uma pessoa ou família voluntária que pretenda ser Amigo Pra Vida.
Isso mesmo vamos testemunhar junto da família Souto que abriu as portas da sua casa para nos receber e dar conta do acolhimento à Maria e à Inês, duas crianças que se juntaram desde setembro aos seus quatro filhos.