América: Vaticano apresenta rede eclesial para a Amazónia

Iniciativa visa promover a defesa das populações indígenas e do ambiente

Cidade do Vaticano, 02 mar 2015 (Ecclesia) – O Vaticano apresentou hoje em conferência de imprensa a Rede Eclesial Panamazónica (REPAM), que reúne instituições católicas de nove países.

O cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, explicou aos jornalistas que “está em causa a defesa da vida” das comunidades indígenas, cerca de 30 milhões de pessoas, e a defesa do ambiente.

“Isto acontece quando, por exemplo, a desflorestação avança sem controlo ou quando projetos de mineração e de agricultura intensiva são aprovados sem consultar, muito menos envolver, as populações locais da Amazónia, para respeitar a sua dignidade”, declarou.

O cardeal Cláudio Hummes, presidente da Comissão para a Amazónia dos bispos católicos do Brasil, enviou uma mensagem para esta apresentação pública, precisando que a REPAM quer “unir os esforços da Igreja a favor da tutela responsável e sustentável de toda a região, em vista de promover o bem integral, os direitos humanos, a evangelização, o desenvolvimento da cultura, da sociedade e da economia do seu povo, especialmente das populações indígenas”.

“Peço-vos a todos, profissionais da comunicação mundial e local, que não vos esqueçais da Amazónia, porque ela é determinante para o futuro da humanidade”, acrescentou.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top