América: Vaticano anuncia viagem do Papa à Colômbia

Francisco visita quatro cidades, entre 6 e 11 de setembro

Cidade do Vaticano, 10 mar 2017 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje que o Papa Francisco vai visitar a Colômbia, de 6 a 11 de setembro deste ano.

“Acolhendo um convite do presidente da República e dos bispos colombianos, Sua Santidade o Papa Francisco vai realizar uma viagem apostólica à Colômbia”, informou a vice-diretora da sala de imprensa da Santa Sé, Paloma García Ovejero, numa nota divulgada através da internet.

O Papa vai passar pelas cidades de Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena; o programa da viagem será publicada “proximamente”, acrescenta a Santa Sé.

O Papa tinha referido em entrevista publicada esta quinta-feira pela revista alemã ‘Die Zeit’ que a Colômbia seria um dos seus destinos, em 2017, após anteriormente ter condicionado a viagem ao sucesso do processo de paz em curso no país sul-americano.

Em fevereiro, Francisco enviou mensagem aos participantes de um encontro mundial de vencedores do Prémio Nobel da Paz, que pela primeira vez decorreu na Colômbia, apelando à paz e à reconciliação no país.

“Quando as vítimas resistem à vingança, promovem o diálogo e a verdadeira reconciliação”, escreveu.

Francisco mostrava-se confiante de que as conversações de paz naquele país possam “inspirar todas as comunidades a superar as divisões a fim de que as vítimas da violência sejam capazes de resistir a tentações como represálias e se tornem construtoras de paz”.

A 16 de dezembro de 2016, o Papa recebeu o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos Calderón, prémio Nobel da Paz, uma audiência que ficou marcada pelo recente processo de paz naquele país sul-americano.

De acordo com o serviço informativo da Santa Sé, Juan Calderón manifestou a Francisco o seu “apreço” pelo contributo dado para o bom desenvolvimento das negociações entre o governo colombiano e os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

O presidente da Colômbia esteve então no Vaticano acompanhado pelo seu antecessor no poder, o senador Álvaro Uribe Vélez.

OC

Notícia atualizada às 15h24

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top