Cidade do Vaticano, 23 jan 2013 (Ecclesia) – O Vaticano juntou-se recentemente ao grupo extra regional de nações que têm como missão acompanhar e participar nas atividades do SICA, organismo que visa a integração das nações centro-americanas.
Segundo a agência FIDES, o Vaticano reune-se assim a outros 8 países que, fora do território referido, acompanham a evolução dos trabalhos de aproximação de todos os povos da América Central: a Austrália, Alemanha, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália, Japão e Taiwan.
O SICA – Sistema de Integração Centro-Americano – é formado por Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Belize, Panamá e República Dominicana.
Para além dos países observadores extra regionais, aquela organização conta ainda com um grupo de 6 observadores regionais: Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, México e Peru.
O núncio apostólico (representante diplomático do Vaticano) em El Salvador, arcebispo Luigi Pezzuto, sublinhou que a Santa Sé e as Igrejas Católicas da América Central “estão dispostas a colaborar com o SICA no processo de cooperação, para que a meta desejada seja alcançada”.
No horizonte deste projeto estão medidas como o estabelecimento de uma moeda única e de um passaporte comum a todos os países-membros.
News.va/JCP