América: Santa Sé divulgou programa oficial da viagem a Cuba e EUA, entre 19 e 27 de setembro

Papa vai rezar no «ground zero», visitar ONU, encontrar-se com presidentes e falar com sem-abrigo e imigrantes

Cidade do Vaticano, 30 jun 2015 (Ecclesia) – O Papa vai visitar Cuba e os Estados Unidos da América de 19 a 27 de setembro deste ano, numa viagem que inclui encontros com os presidentes dos dois países e uma oração «ground zero» em Nova Iorque.

O programa oficial da viagem foi divulgado hoje pela sala de imprensa da Santa Sé, tendo ainda como pontos de relvo a visita à ONU e a participação no VIII Encontro Mundial das Famílias, na cidade norte-americana de Filadélfia.

Estão previstas 23 intervenções e sete voos que perfazem um total de 19 mil quilómetros.

Francisco parte do Vaticano a 19 de setembro rumo à capital de Cuba, Havana, onde vai ter lugar a cerimónia de boas-vindas; no dia seguinte, vai presidir à Missa na Praça da Revolução, antes de se encontrar com Raul Castro.

A agenda de 20 de setembro, domingo, inclui uma oração com membros do clero e religiosos, bem como uma saudação aos jovens no Centro Cultural Padre Félix Varela.

Francisco vai visitar na segunda-feira a localidade de Holguín, para celebrar a Missa na Praça da Revolução local e abençoar a cidade; parte em seguida para Santiago, para reunir-se com os bispos e rezar no santuário mariano nacional da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira do país.

É no mesmo santuário, com uma Missa, que se inicia o programa de dia 22, antes de um encontro com as famílias na catedral de Santiago e da cerimónia de despedida, nesta cidade.

O Papa chega nesse mesmo dia a Washington, DC, onde será recebido na base ‘Andrews’ da Força Aérea.

Na quarta-feira, 23 de setembro, tem lugar a cerimónia de boas-vindas na Casa Branca, onde o Papa pronuncia um discurso, reunindo-se depois com Barack Obama; segue-se um encontro com os bispos dos Estados Unidos da América.

De tarde, Francisco preside à Missa de canonização do Beato Junípero Serra, franciscano que evangelizou a Califórnia, no Santuário Nacional da Imaculada Conceição.

A 24 de setembro, o pontífice argentino vai tornar-se o primeiro Papa a discursar diante das duas câmaras do Congresso norte-americano.

A agenda dessa quinta-feira inclui uma visita ao centro caritativo da Paróquia de São Patrício, para um encontro com sem-abrigo, antes da partida para Nova Iorque, onde o Papa vai presidir à recitação da oração de vésperas, com religiosos e religiosas na Catedral de São Patrício.

A primeira visita do atual Papa à sede da ONU está marcada para 25 de setembro, de manhã, com uma saudação e um discurso de Francisco.

Nesse mesmo dia, Francisco vai participar num encontro inter-religioso no memorial do ‘Ground Zero’, evocando as vítimas dos ataques terroristas do 11 de setembro.

De tarde, o Papa visita uma escola católica, reunindo-se com famílias de imigrantes no Harlem, num dia que se conclui com a Missa no célebre ‘Madison Square Garden’.

Francisco parte para Filadélfia a 26 de setembro, começando por celebrar Missa com os membros do clero e dos institutos religiosos da Pensilvânia, na Catedral dos Santos Pedro e Paulo; à tarde, o Papa participa num encontro para a liberdade religioso com a comunidade hispânica e outros imigrantes.

À noite, Francisco começa a participar nos eventos conclusivos do Encontro Mundial das Famílias (EMF), com a festa dos participantes e uma vigília de oração.

O domingo 27 de setembro começa junto dos bispos convidados para o 8.º EMF, continuando com uma visita aos detidos do Instituto ‘Curran-Fromhold’, para menores.

O Papa preside à Missa conclusiva do EMF 2015 no Benjamin Franklin Parkway, naquele que é o último ato público da décima viagem ao estrangeiro deste pontificado.

De regresso a Roma, o voo papal deve aterrar na capital italiana pelas 10h00 (menos uma em Lisboa) de 28 de setembro.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top