Cidade do Vaticano, 02 dez 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco convidou os católicos da América Latina a transformar a vida política na região e ajudar a superar a “desconfiança” perante os partidos.
O apelo foi deixado numa videomensagem aos participantes do encontro ‘Participação dos Leigos católicos na vida política’, que se realiza em Bogotá, até domingo, promovido pela Comissão para a América Latina (CAL) e pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).
Francisco lamentou a “grande ausência, no âmbito político, de vozes e iniciativas de líderes católicos”, que sejam coerentes com suas convicções éticas e religiosas.
O Papa começou por considerar que a política é, “antes de tudo, serviço”, que requer sacrifício e dedicação, desafiando os participantes no evento a “reabilitar a dignidade” da ação político-partidária, com novas forças que se destaquem pela sua ética e cultura.
“Quanto precisamos, hoje, na América Latina, de uma política boa e nobre! Quanto precisamos de protagonistas!”, assinalou.
Francisco saiu em defesa do “dom da vida”, em “todas as suas fases e manifestações”, e disse que são necessárias “políticas corajosas para enfrentar o desafio da pobreza, da desigualdade, da exclusão e do subdesenvolvimento”.
O Papa conclui a mensagem exortando os leigos católicos a não permanecerem indiferentes na vida pública.
OC