Cidade do Vaticano, 12 dez 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai celebrar uma missa hoje em honra da padroeira da América Latina, a Nossa Senhora de Guadalupe, às 17h30 (menos uma em Lisboa), na Basílica de São Pedro.
A Comissão Pontifícia para a América Latina informa que durante a celebração o Papa deve confiar à Virgem de Guadalupe a realização do Ano Santo no continente americano.
A Rádio Vaticano, adianta ainda que espera-se que Francisco “dedique” algumas palavras ao México, em especial, no contexto da sua visita pastoral a este país em 2016.
Precedida pela oração do Terço, a Missa termina com a saudação ao Papa pelo presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, o cardeal Marc Ouellet, e com o tradicional cântico da Guadalupana.
Tal como na Eucaristia em honra da padroeira da América Latina, em 2014, é esperado que a comunidade latino-americana de Roma marque presença bem como sacerdotes e membros do Corpo Diplomático.
A celebração foi iniciada pelo Papa emérito Bento XVI, em 2011, para comemorar o bicentenário da independência dos países da América Latina e do Caribe, e recuperada em 2014.
RV/CB