Bento XVI anunciou viagem aos dois países, a realizar antes da Páscoa de 2012
Lisboa, 13 dez 2011 (Ecclesia) – Os bispos católicos de Cuba e México reagiram com “alegria” à visita que o Papa vai fazer aos seus países, antes da Páscoa de 2012 [8 de abril], intenção confirmada esta segunda-feira pelo próprio Bento XVI no Vaticano.
“Com muita alegria e esperança aguardamos com devoção filial o Santo Padre Bento XVI que nos visitará como Peregrino da Caridade”, assinala uma nota do episcopado cubano divulgada na segunda-feira.
O comunicado sublinha que o Papa manifestou o desejo de “celebrar com os cubanos o Ano Jubilar pelos 400 anos da descoberta e presença da imagem da Virgem da Caridade” no país.
O episcopado mexicano considera que a visita de Bento XVI abre “um tempo de alegria na esperança” para a “comunidade Católica do México, da América”, bem como para as “pessoas de boa vontade”.
“Convocamos o Povo de Deus a unir-se em oração para agradecer e pedir ao Senhor pelo ânimo, saúde e fortaleza do nosso amado Papa”, refere a mensagem dos bispos mexicanos publicada também na segunda-feira.
Na missa associada às comemorações do bicentenário da independência dos países da América Latina, festejadas entre 2010 a 2014, com exceção do Peru e do Brasil (2020-2022), Bento XVI afirmou que a sua viagem visa “proclamar a Palavra de Cristo” e reforçar a “convicção de que este é um tempo precioso para evangelizar”.
“Tenho a intenção de empreender uma viagem apostólica antes da santa Páscoa ao México e Cuba”, disse, na homilia proferida na basílica de São Pedro.
RJM/OC