Cidade do Vaticano, 16 mar 2015 (Ecclesia) – A Igreja Católica da América Latina vai insurgir-se, esta quinta-feira nos Estados Unidos, contra a atuação das empresas extratoras na região e os seus “graves efeitos na saúde e na vida, especialmente das comunidades indígenas”.
Segundo o serviço informativo da Santa Sé, representantes de várias organizações católicas latino-americanas vão apresentar diante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, em Washington, um relatório a denunciar as “violações” cometidas e a defender um modelo de desenvolvimento mais sustentável para o território.
Presentes na audiência vão estar representantes do Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano e da Comissão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para a Amazónia.
Destaque também para a participação de membros da Rede Eclesial Pan-Amazónica, do Secretariado Latino-americano e do Caribe da Cáritas, e da Confederação Latino-americana e caribenha de Religiosos e Religiosas.
Os subscritores do relatório consideram ainda incompreensível a indiferença com que “muitos Estados” do território encaram as ilegalidades que são cometidas.
Durante a sessão, vão ser apresentados alguns casos que a Igreja Católica latino-americana considera ser exemplificativos do atual quadro negativo, em países como o Brasil, Equador, Honduras, México e Perú.
JCP