América do Norte: Escola do Espírito Santo comemora 100 anos de ensino de português

Desde 1910 que a Escola do Espírito Santo, instituição católica localizada em Fall River, no estado norte-americano do Massachusetts, assegura o ensino da língua de Camões, para crianças e jovens da região.

As comemorações arrancam hoje, dia 27, e integram uma Conferência sobre o Ensino do Português e Culturas Lusófonas, que decorre na Universidade Comunitária de Bristol. A iniciativa será acompanhada de uma exposição sobre a cultura portuguesa e do lançamento de livros sobre o centenário, segundo nota da organização.

“São eventos culturais pensados para promover o ensino da língua portuguesa e das culturas lusófonas e também para reconhecer os muitos indivíduos que dedicaram as suas vidas a apoiar o ensino nesta parte do mundo”, refere um comunicado da organização.

O Congresso contará com representantes do ensino do português não apenas nos Estados Unidos, mas também no Canadá, no México e nas Bermudas.

O evento envolve a Universidade dos Açores, o Instituto Mundial da Língua Portuguesa, a Bristol Community College, a Organização Nacional dos Luso-Americanos (NOPA) e as Grandes Festas do Divino Espírito Santo, da Nova Inglaterra.

Para sábado, dia 28, está marcado um Cortejo do Orgulho Étnico, com a participação de diversas escolas e universidades, além de eventos gastronómicos e concertos com bandas filarmónicas.

No domingo haverá missa na Igreja de Saint Anne e uma procissão da Coroação do Espírito Santo, estando previsto para segunda-feira um banquete de homenagem aos melhores alunos da língua portuguesa.

As comemorações encerram apenas a 19 de Setembro, com uma celebração religiosa na Escola do Espírito Santo, em Fall River, que completa cem anos naquela data.

Foi nesta instituição de ensino que arrancou o ensino de português integrado com o sistema público de educação do estado do Massachusetts.

São cerca de 260 os alunos matriculados em aulas de português nesta escola, desde a pré-primária.

Recentemente, o lobby luso-americano em Washington, PALCUS, adoptou de forma honorífica a Escola do Espírito Santo, em reconhecimento do seu historial.

Redacção/Lusa

Partilhar:
Scroll to Top