Bispos manifestam «tristeza e preocupação», perante atos de violência e perseguição contra responsáveis católicos
Brasília, 19 ago 2022 (Ecclesia) – A presidência da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) manifestou a sua solidariedade à Igreja na Nicarágua, manifestando “tristeza e preocupação” perante atos de violência e perseguição contra responsáveis católicos.
“Nós, bispos do Brasil, acompanhamos com tristeza e preocupação os acontecimentos que têm marcado a vida da Igreja na Nicarágua. Sentimo-nos profundamente unidos aos irmãos bispos e a todo o povo nicaraguense. Clamamos ao Bom Deus para que a paz e a justiça sejam alcançadas”, refere o texto, divulgado online.
Nas últimas semanas, o governo da Nicarágua prendeu três sacerdotes e tem mantido o bispo da Diocese de Matagalpa, D. Rolando Álvarez, confinado na cúria diocesana.
O regime de Daniel Ortega fechou ainda oito emissoras de rádio ligadas à Igreja Católicae expulsou do país Missionárias da Caridade, congregação religiosa fundada por Santa Teresa de Calcutá.
O núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) no país, D. Waldemar Stanislaw Sommertag, tinha sido expulso em março, numa decisão criticada pelo Vaticano.
OC