Cidade norte-americana vai acolher 8.º Encontro Mundial das Famílias, com a presença de Francisco
Cidade do Vaticano, 20 set 2015 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem à cidade norte-americana de Filadélfia, que vai visitar a partir de sexta-feira, antecipando a celebração do 8.º Encontro Mundial das Famílias (EMF).
“Anseio cumprimentar os peregrinos e o povo de Filadélfia quando ali for para o Encontro Mundial das Famílias”, disse Francisco, numa videomensagem divulgada hoje pela Rádio Vaticano.
O Papa vai presidir às cerimónias conclusivas do 8.º EMF, a 26 e 27 deste mês, na cidade norte-americana de Filadélfia.
O encontro mundial tem início marcado para terça-feira, com um congresso temático que se prolonga até sexta-feira, seguindo-se os dias de oração e encontro com Francisco, em volta do tema ‘O amor é a nossa missão: a família plenamente viva’.
“Estarei lá porque vós estareis lá. Vemo-nos em Filadélfia”, referiu o Papa, em inglês.
Francisco parte para Filadélfia no sábado, começando por celebrar Missa com os membros do clero e dos institutos religiosos da Pensilvânia, na Catedral dos Santos Pedro e Paulo; à tarde, o Papa participa num encontro para a liberdade religiosa com a comunidade hispânica e outros imigrantes no histórico ‘Independence Hall’ em Filadélfia, cidade-pátria da independência dos EUA, em homenagem “ao grande país” que o recebe, explicou o porta-voz do Vaticano.
À noite, Francisco começa a participar nos eventos conclusivos do Encontro Mundial das Famílias (EMF), com a festa dos participantes e uma vigília de oração.
Simbolicamente, o Papa vai oferecer 200 mil cópias do Evangelho segundo São Lucas, assinadas por si, para as “famílias das periferias” de cinco “grandes cidades”, uma de cada continente: Havana (Cuba), Marselha (França), Hanói (Vietname), Sidney (Austrália) e Kinshasa (Quénia).
O EMF vai celebrar um “festival intercultural”, com a presença confirmada de Aretha Franklin, do cantor colombiano Juanes e do tenor italiano Andrea Bocelli.
O dia 27 de setembro começa junto dos bispos convidados para o 8.º EMF, continuando com uma visita aos detidos do Instituto ‘Curran-Fromhold’, para menores.
O Papa preside à Missa conclusiva do EMF 2015 no Benjamin Franklin Parkway, naquele que é o último ato público da décima viagem ao estrangeiro deste pontificado.
De regresso a Roma, o voo papal deve aterrar na capital italiana pelas 10h00 (menos uma em Lisboa) de 28 de setembro.
OC