Vice-presidente Joe Biden acompanhou partida de Francisco, em Filadélfia
Filadélfia, Estados Unidos da América, 27 set 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco despediu-se hoje dos Estados Unidos da América com uma evocação dos momentos “emocionantes” que viveu, como no ‘Ground Zero’, desde terça-feira
“O Ground Zero recorda de forma eloquente o mistério do mal, mas sabemos com toda a certeza que o mal não terá jamais a última palavra e que, no plano misericordioso de Deus, o amor e a paz triunfarão sobre tudo”, disse, no aeroporto internacional de Filadélfia
Perante membros do comité organizador do 8.º Encontro Mundial das Famílias, juntamente com voluntários e benfeitores, para além do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, Francisco confessou estar “com o coração cheio de gratidão e esperança”.
“Sinto-me grato a todos vós e a quantos trabalharam ardorosamente para tornar possível e preparar o Encontro Mundial das Famílias”, sublinhou.
A intervenção recordou ainda as passagens pelas arquidioceses de Washington e Nova Iorque.
“Particularmente comovente para mim foi a canonização de São Junípero Serra, que nos lembra a todos nós o chamamento a ser discípulos missionários”, referiu.
Francisco pediu que Joe Biden leve ao presidente Obama e aos membros do Congresso a sua “gratidão”, juntamente com a garantia de orações pelo povo americano.
“Esta terra foi abençoada com enormes dons e oportunidades. Rezo para que sejais bons e generosos guardiões dos recursos humanos e materiais que vos foram confiados”, acrescentou.
O Papa elogiou a “fé da Igreja” nos EUA, que se manifestou nos momentos de oração em conjunto e em muitas obras de caridade.
“A atenção que tivestes para comigo e a vossa receção são sinal do vosso amor e fidelidade a Jesus. E é-o também a solicitude pelos pobres, os doentes e os sem-abrigo, os imigrantes, a vossa defesa da vida em todas as suas fases, bem como a preocupação com a vida familiar”, sublinhou.
“Rezarei por vós e vossas famílias, e peço-vos, por favor, para rezardes por mim. Deus vos abençoe a todos. Deus abençoe a América”, concluiu Francisco.
Após a bênção final, o Papa cumprimentou várias pessoas antes de seguir para um encontro privado com o vice-presidente norte-americano.
O avião B777 da American Airlines devedescolou às 19h46 (00h46 de segunda-feira, em Lisboa) chegar a Roma pelas 10h00 desta segunda-feira (09h00 em Lisboa).
OC