Francisco cumpre penúltima etapa da viagem aos EUA, que inclui discurso na sede da ONU
Washington, 24 set 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco deixou hoje a capital norte-americana rumo a Nova Iorque, segunda etapa da viagem nos Estados Unidos da América (EUA), onde foi recebido por milhares de pessoas.
À espera no aeroporto J.F. Kennedy estavam o arcebispo local, cardeal Timothy Dolan, D. Bernadito Auza, observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas e D. Nicholas Di Marzio, bispo de Brooklyn, bem como o governador e o presidente da Câmara da Nova Iorque.
Outras 200 pessoas receberam o Papa, que passou algum tempo a cumprimentar o grupo, antes de entrar no helicóptero para seguir até Manhattan, onde mudou para um carro fechado, em primeiro lugar, e depois para o papamóvel aberto, saudando a multidão.
O primeiro compromisso oficial está marcado para as 18h45 locais (23h45 em Lisboa), onde o Papa vai presidir à recitação da oração de vésperas, com religiosos e religiosas na Catedral de São Patrício.
A primeira visita do atual Papa à sede da ONU está marcada para sexta-feira, às 08h30 (13h30 em Lisboa), com uma saudação e um discurso de Francisco, em espanhol.
Francisco vai ser o quarto Papa a discursar na sede da ONU, depois de Paulo VI (1965), João Paulo II (1979 e 1995) e Bento XVI (2008).
Três horas depois, vai participar num encontro inter-religioso no memorial do ‘Ground Zero’, evocando as vítimas dos ataques terroristas do 11 de setembro.
De tarde, o Papa visita uma escola católica, reunindo-se com famílias de imigrantes no Harlem, num dia que se conclui com a Missa no célebre ‘Madison Square Garden’.
Francisco parte para Filadélfia no sábado, onde vai participar nos eventos conclusivos do Encontro Mundial das Famílias (EMF), com a festa dos participantes e uma vigília de oração, perante uma multidão estimada em 1,5 milhões de pessoas.
De regresso a Roma, o voo papal deve aterrar na capital italiana pelas 10h00 (menos uma em Lisboa) de 28 de setembro.
OC