Ambiente: Universidade Católica promove primeira Semana da Sustentabilidade

Mais de 60 iniciativas decorrem em Lisboa, Porto, Braga e Viseu, entre os dias 24 a 28 de novembro

Lisboa, 25 nov 2025 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove a primeira Semana da Sustentabilidade, entre os dias 24 e 28 deste mês de novembro, através de mais de 60 atividades, que decorrem em Lisboa, Porto, Braga e Viseu.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela UCP, o objetivo é incentivar a transformar intenções em ações concretas”.

Entre as iniciativas que estão a ser promovidas esta semana, estão o lançamento do Centro de Longevidade, um “projeto pioneiro e interdisciplinar que aborda os desafios demográficos e apoia líderes e organizações”, a realização de uma caminhada solidária com a presença especial de Rosa Mota e a realização de workshops, conferências e debates sobre sustentabilidade e o seu impacto, com temas como “economia circular, pobreza, saúde mental e burnout ou alimentação saudável”.

“A Semana da Sustentabilidade da Universidade Católica pretende proporcionar um momento de reflexão e de partilha de conhecimento, através de uma visão holística e integrada deste tema, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, indica o comunicado.

Para Isabel braga da Cruz, que coordena o pelouro da sustentabilidade na UCP, a realização da semana da sustentabilidade nos quatro campos da Católica tem o objetivo de “sensibilizar, mobilizar e capacitar toda a comunidade para os desafios ambientais, sociais e económicos do nosso tempo, reafirmando o nosso empenho em contribuir para um futuro mais consciente e responsável”.

“A participação de cada um é um passo para transformar intenções em ações concretas. Na Católica, a Sustentabilidade é uma causa de todos e uma missão diária”, afirma a pró-reitora da UCP em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.

PR

Em Lisboa, haverá, entre outras atividades, uma campanha de recolha de lixo eletrónico, palestras sobre desperdício alimentar e sobre a relação da Sustentabilidade com a Psicologia, Educação, Direito e Liderança, debates dedicados a mobilidade urbana e violência no namoro e um workshop sobre como organizar festivais sustentáveis; é também lançado o Centro de Longevidade, um projeto pioneiro que aborda os desafios demográficos e visa ajudar líderes e organizações a prosperar numa era de longevidade, através de pesquisa, educação e impacto social.

No campus do Porto decorre uma a caminhada solidária com a participação de Rosa Mota, o torneio solidário de padel, a feira de troca de roupa, o concurso de ideias sustentáveis e a inauguração do “students’ garden”, bem como workshops sobre alimentação baseada em vegetais, ginástica laboral sustentável, educação para a sustentabilidade, aproveitamento de alimentos, burnout académico e upcycling têxtil; vai decorrer também uma campanha de recolha de medicamentos fora de validade, plantação de árvores e será apresentado o Clube da Sustentabilidade.

Em Braga, a Semana da Sustentabilidade inclui, entre outras iniciativas, a apresentação do estudo “Como estamos de Sustentabilidade”, workshops sobre bioeconomia na indústria têxtil e reaproveitamento alimentar, e o concurso “Renovar é Sustentar”, para propor ideias criativas e sustentáveis de renovação dos espaços interiores e exteriores do campus; Conta ainda com uma atividade desportiva ao ar-livre, que alia natureza e desporto, através de uma experiência de Golfe, no Axis Golfe Ponte de Lima.

Em Viseu, realizam-se o Mercadinho de trocas e doações, rastreios de dislexia, plantação de árvores, um seminário sobre inclusão e intervenção junto de pessoas em situação de sem-abrigo, recolha de livros infantojuvenis ou o concurso “SustentaArte”, que desafia a criar esculturas artísticas com materiais considerados desperdício.

Partilhar:
Scroll to Top