Cardeal brasileiro Odilo Scherer é o enviado do Papa
Brasília, 20 jun 2012 (Ecclesia) – O cardeal brasileiro Odilo Scherer é o enviado do Papa à cimeira Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável que decorre no Rio de Janeiro entre hoje e sexta-feira.
O arcebispo de São Paulo chefia a delegação da Santa Sé que vai participar nas reuniões com chefes de Estado e de governo, revela o site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro, que tem como objetivo renovar o compromisso político com a defesa do meio ambiente, vai centrar-se em dois temas: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.
A Fundação Fé e Cooperação, organismo dependente da Conferência Episcopal Portuguesa, juntou-se este mês a mais de 50 instituições católicas e civis internacionais para subscrever um documento em que se reivindicam medidas a favor de um mundo mais sustentável.
O texto, apresentado este domingo na cidade brasileira, numa das reuniões preparatórias da cimeira, sublinha a necessidade de os líderes mundiais assumirem a “tarefa urgente” de resolver situações como a pobreza, fome, destruição dos recursos naturais e descontrolo dos mercados.
A Rio+20, que ocorre duas décadas após a realização da conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento (Rio-92), poderá contribuir para definir a agenda do crescimento sustentável para as próximas décadas, refere a CNBB.
RJM/JCP