Amarante, Porto, 28 dez 2011 (Ecclesia) – A conclusão da primeira fase das obras de restauro da igreja de S. Domingos, em Amarante, distrito do Porto, vai ser assinala a 15 de janeiro, um ano depois de iniciada a intervenção, num projeto apoiado pelo Município.
A cerimónia vai ser presidida por D. António Taipa, bispo auxiliar do Porto, revelou a autarquia local, em comunicado.
A igreja de São Domingos, contígua ao mosteiro de São Gonçalo, foi fundada pela Ordem Terceira do Patriarca São Domingos e a sua construção remonta ao início do século XVIII.
Durante vários meses, equipas de várias especialidades trabalharam para devolver à igreja o seu aspeto original, procurando corrigir debilidades estruturais e pôr cobro à degradação constante.
O projeto de intervenção, esclarece Ana Ferreira, uma das técnicas envolvidas nos trabalhos, “nasceu com a realização de um diagnóstico exaustivo das suas necessidades e foram contempladas todas as caraterísticas e especificidades do imóvel e do seu património, para que a intervenção fosse a mais correta”.
Durante quase três meses, uma equipa chefiada pelo organista Nuno Rigaug trabalhou num órgão com 480 tubos, há muito inoperacional devido à sua elevada degradação.
A intervenção é coordenada pela paróquia de São Gonçalo e implica um investimento superior a 700 mil euros.
RR/OC