Alunos da UCP apresentam resultados de investigação científica em Sevilha

Um deles aborda as redes sociais em ambiente digital

Dois trabalhos científicos realizados por alunos finalistas da Licenciatura em Tecnologias da Informação e da Comunicação do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa serão apresentados, em Sevilha, na Conferência Ibero-Americana InterTIC 2009 que se realizará de 22 a 24 de Junho próximo.

Os trabalhos agora apresentados, após análise e aprovação pela Comissão Científica da conferência (constituída por investigadores/docentes seniores de diversas universidades da Europa e do continente Americano), são o resultado de dois trabalhos de investigação desenvolvidos no âmbito da unidade curricular de Seminário de Projecto, um denominado Estudo da Privacidade dos Adolescentes Portugueses no Hi5 e o outro denominado Estudo Comparativo da Cobertura de Banda Larga Móvel no Minho e Douro Litoral.

O primeiro estudo, em que estiveram envolvidas as ex-alunas da UCP Vera Mónica Ferreira e Ana Vera Macedo (já licenciadas), aborda a problemática da exposição dos adolescentes aos perigos das redes sociais.

As redes sociais em ambiente digital têm cativado a atenção e o tempo de muitos utilizadores da Internet e são vários os exemplos deste tipo de serviços que se tornam campeões de afluência.

O Hi5 é já um caso estabelecido de sucesso, sendo uma dos sites mais visitados em Portugal. Os adolescentes não escapam a esta moda, que o tempo dirá se é ou não passageira, e participam activamente, preenchendo os seus perfis com informação pessoal, com descrições das suas actividades diárias e com fotografias suas e dos seus amigos.

Este estudo pretende clarificar, por amostragem, o grau de exposição dos adolescentes portugueses presentes no Hi5 e os dados obtidos permitem concluir que a larga maioria os adolescentes, apesar de existirem mecanismos para limitar o acesso à informação, disponibiliza à comunidade, sem qualquer restrição de acesso, dados da sua vida pessoal, colocando-se, assim, numa situação de potencial perigo.

No segundo estudo, em que estiveram envolvidos os actuais finalistas Andreia Fernandes, Cláudia Rodrigues e José Rodrigues, foi realizadas uma análise comparativa, do sinal de banda larga fornecido pelas três operadoras móveis de Portugal (Optimus, TMN e Vodafone) nas regiões do Minho e Douro Litoral. Os resultados obtidos provêm dos testes realizados com ferramentas específicas de avaliação quantitativa da velocidade de tráfego aplicadas em todos os concelhos dos distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto.

Os resultados obtidos permitem verificar que, na globalidade das regiões estudadas, existe uma grande diferença na intensidade do sinal fornecido pelas diversas operadoras, que reflectem diversas estratégias de fidelização/angariação de clientes.

Os resultados destes estudos são ainda confidenciais, sendo disponibilizados à comunidade científica durante a conferência, através da publicação dos estudos apresentados no livro de actas que será distribuído pela International Association for the Scientific Knowledge.

Partilhar:
Scroll to Top