Estrutura para a missa de Bento XVI no Porto inspira-se na Sé, no Barroco e na Pastoral da Diocese
A estrutura onde assenta o altar da missa presidida esta Sexta-feira por Bento XVI no Porto foi inspirada pela Sé, pela composição da diocese e pelo Barroco, um dos estilos mais preponderantes da arquitectura religiosa da cidade.
O conjunto, de 39 por 12 metros, está localizado na Praça General Humberto Delgado, diante do edifício da Câmara Municipal.
O projecto transpõe a planta da catedral para o espaço da eucaristia: a nave central equivale à Avenida dos Aliados, ao passo que o transepto (parte que atravessa perpendicularmente a nave) será evocado pela estrutura que receberá o altar, bem como representantes do clero e autoridades civis.
Segundo o site oficial da visita de Bento XVI a Portugal, a cobertura da estrutura é caracterizada por uma clarabóia que permite a entrada de luz e abre a zona do altar para o céu, evocando a cúpula existente na Sé.
A cadeira do presidente da celebração (cátedra) ficará apoiada numa plataforma constituída por três degraus, em alusão à Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
O cenário ao fundo da estrutura contém 27 componentes, representando a Diocese, as quatro Regiões Pastorais e as 22 Vigararias.
A construção em painéis pré-fabricados de madeira permitiu, de acordo com os designers, “uma analogia pictórica com a talha dourada dos altares barrocos” das igrejas da cidade.
Os espaços para as sacristias e para o clero ficaram instalados na Autarquia, ligada à estrutura através de uma das rampas do edifício.
O projecto de construção, da autoria do arquitecto Audemaro Rocha, foi oferecido pela Câmara do Porto e todo o mobiliário foi fabricado e oferecido gratuitamente por empresas de Paços de Ferreira e de Paredes.