Almada, 09 fev 2018 (Ecclesia) – O Externato Frei Luís de Sousa (EFLS), da Diocese de Setúbal, dedicou o mais recente número da sua revista ‘ALMA FREI’ aos ‘Direitos Humanos’ e destacou a ação e pensamento de D. Manuel Martins o primeiro bispo sadino.
“A melhor forma que temos de nos mostrar gratos por aquilo que dele recebemos e disso sermos dignos é cumprirmos a mensagem dele recebida. [O externato] muito deve a D. Manuel Martins na história contada e na história por contar”, escreve o diretor do EFLS.
Na nota enviada à Agência ECCLESIA, Fernando Magalhães informa que o destaque ao primeiro bispo de Setúbal é dado na capa, no editorial, no primeiro artigo da seção ‘Frei destaca’ com excertos de uma homilia de Natal relacionada com os direitos da pessoa.
D. Manuel Martins, “incansável defensor dos direitos da pessoa”, está também na contracapa da revista do colégio católico com a publicação do seu poema ‘A Igreja é a minha casa’.
O primeiro bispo de Setúbal nasceu a 20 de janeiro de 1927, em Leça do Balio, Matosinhos; foi ordenado sacerdote em 1951, após a formação nos seminários do Porto, seguindo-se a frequência do curso de Direito Canónico na Universidade Gregoriana, em Roma.
Pároco da Cedofeita, no Porto, entre 1960 e 1969, D. Manuel Martins foi nomeado vigário-geral da diocese nortenha em 1969, antes de assumir a missão de bispo na diocese sadina; no dia 23 de abril de 1998, o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação ao cargo.
O mais recente número da revista ALMA FREI entrevistou também o presidente da Caritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, sobre o contributo da instituição na defesa dos direitos das pessoas.
O Externato Frei Luís de Sousa, da Diocese de Setúbal está situado no centro de Almada, celebra 62 anos de existência em 2018 e a sua oferta educativa vai desde o berçário até ao 12.º ano de escolaridade, tendo como lema ‘do berço à universidade’.
CB