Almada: Bispo de Setúbal termina primeira visita pastoral na Diocese à Paróquia de São Tiago

Cardeal D. Américo Aguiar contactou com uma «Igreja que escuta, que caminha junta e que se organiza para melhor servir a missão»

Foto Diocese de Setúbal, visita pastoral à Paróquia de São Tiago de Almada

Almada, 12 jan 2026 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal termina hoje a visita pastoral à Paróquia de São Tiago de Almada e afirmou, na última Missa celebrada com a comunidade, que contactou com uma Igreja “se organiza para melhor servir a missão”.

Na homilia da Missa , enviada à Agência ECCLESIA, o cardeal D. Américo Aguiar referiu que os sete dias de visita pastoral permitiram viver “uma Igreja que escuta, que caminha junta e que se organiza para melhor servir a missão”.

O bispo de Setúbal presidiu à Missa na igreja paroquial de Almada, este domingo, onde foram celebrados 4 batismos, 10 primeiras comunhões e 25 crismas.

“Esta celebração marca o encerramento da Visita Pastoral. Foram dias de encontro, de escuta, de oração e de partilha, onde pude experimentar uma comunidade viva, diversa, imperfeita — como todas — mas desejosa de caminhar com Jesus”, afirmou.

No dia em que a liturgia católica assinalava o Batismo de Jesus, D. Américo Aguiar sublinhou que “a Igreja inteira” alegra-se com quem é batizado e crismado, referindo que “o Batismo não é um gesto social, é vida nova”, e “o Crisma não é um ponto final, é um envio”.

A terminar a visita pastoral, o bispo de Setúbal referiu que “os momentos mais marcantes” foram “os encontros com os doentes, nas suas casas”, onde encontrou “uma fé profunda e luminosa, que evangeliza sem palavras”.

A visita pastoral do bispo de Setúbal à Paróquia de São Tiago de Almada, onde é pároco o padre Marco Luís, foi uma oportunidade para o cardeal D. Américo Aguiar contactar as associações, escolas e dialogar com os vários grupos paroquiais, para além de ir ao encontro das populações, nomeadamente os comerciantes e as empresas locais.

A visita pastoral à Paróquia de São Tiago de Almada, que foi interrompida por causa da participação do cardeal D. Américo Aguiar no Consistório Extraordinário convocado pelo Papa Leão XIV, iniciou no dia 3 de janeiro e termina hoje, e é a primeira das que vai realizar às 57 paróquias da Diocese de Setúbal.

PR

Partilhar:
Scroll to Top