Almada: «Chama da Solidariedade» passou no centro da cidade

Almada, 24 out 2017 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal presidiu a uma Eucaristia dinamizada pelos centros paroquiais de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade e Feijó/Laranjeiro no centro da cidade de Almada no âmbito da ‘Chama da Solidariedade’ que percorre o distrito sadino.

“Identificar a fé com um compromisso social é fundamental no pensamento cristão e empenhar-se na construção da cidade onde está; Colocar a chama da solidariedade no centro da cidade é fundamental para o mundo de hoje”, disse D. José Ornelas.

Na praça São João Batista, no centro da cidade de Almada, o bispo de Setúbal afirmou que “o ser cristão é um ser comprometido com a sociedade e com aqueles que mais precisam”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro informa que a celebração foi uma forma “aproximar as pessoas e as Instituições de Solidariedade Social (IPSS) à comunidade”.

O pároco de Almada, padre Marco Luís, considerou que as iniciativas que as IPSS’s promovem causas necessárias e observou que a celebração foi “um momento com muita paz e esperança neste trabalho”.

“A chama é Cristo que nos une a todos como irmãos”, acrescentou o sacerdote na celebração no dia 18 de outubro.

O comunicado realça que a celebração contou com a participação de “todos os padres” da Vigararia de Almada, entidades públicas, sociais e religiosas e várias instituições do concelho em nome da “solidariedade que promovem e as caracteriza”.

O ainda presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, realçou que a cerimónia “foi única, exemplar e enriquece muito” uma vez que para além de enriquecer todos os que participaram “enriquece a cidade”.

A ‘Chama da Solidariedade’ é uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade – CNIS e está a percorrer instituições e paróquias da Vigararia de Almada, até 10 de novembro, ficando na Diocese de Setúbal até junho de 2018 quando se realiza a ‘Festa da Solidariedade’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top