Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro inaugurou «Casa do Parque»
Almada, Setúbal, 05 jul 2016 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, inaugurou a ‘Casa do Parque’, o novo equipamento social de alojamento para estudantes universitários e professores, com 14 quartos, do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, na Cova da Piedade, Almada.
“Esta ‘Casa do Parque’ é um projeto de busca de integração da ciência e da arte e a Igreja promover isto é muito importante. Significa que as pessoas a abrem os olhos para ver e conhecer tudo e da sabedoria que adquirem vem a capacidade de fazer”, disse D. José Ornelas.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Departamento de Comunicação do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro informa que o bispo de Setúbal destacou que a ação da instituição social se tem desenvolvido “com capacidade e responsabilidade, humanizando”.
A ‘Casa do Parque’ é um equipamento social de alojamento para estudantes universitários e professores com 14 quartos situada no mesmo edifício da sede dos Escuteiros da Cova da Piedade e que se encontrava “num avançado estado de degradação”, refere a nota.
O presidente do Centro Paroquial Padre Ricardo Gameiro assinalou que foi a proximidade ao polo universitário do Monte da Caparica que ajudou a que o acolhimento ganhasse forma.
“Visitámos residências universitárias, conversámos com o sacerdote responsável pela pastoral universitária do polo de Almada e constatámos a precária e insuficiente oferta de alojamento para estudantes e professores na cidade de Almada”, explicou o padre José Pinheiro.
Segundo o sacerdote, era também “importante” a presença pastoral da Igreja Catolica junto dessa população jovem “longe da família e culturalmente desenraizada e, por isso, humanamente mais fragilizada”.
A cerimónia de inauguração contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, e da vereadora da Ação Social do município, Maria do Carmo Borges.
CB/OC