Algarve: Secretariado Regional dos Institutos Religiosos quer cativar os jovens à vida consagrada

Faro, 26 jan 2015 (Ecclesia) – O Secretariado Regional do Algarve da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal vai assinalar, a partir de hoje, a Semana do Consagrado com diversas atividades endereçadas aos jovens para conheçam um “projeto válido de santidade”.

“É de suma importância que as comunidades religiosas motivem os jovens nas paróquias para a participação nestes acontecimentos”, explica a organização, divulgou o jornal diocesano Folha do Domingo (FD).

Nesse sentido, a igreja de São Francisco, em Faro, vai acolher uma vigília vocacional de oração para os jovens das paróquias algarvias, no dia 30 a partir das 21h00.

Depois, o Secretariado Regional do Algarve da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) propõe um desafio às comunidades religiosas e aos jovens onde é proposto que as primeiras acolham os segundo para “experiência de vida”, sob o lema ‘Comunidades abertas – «Vinde e Vede» (Jo 1, 39)’, a 1 de fevereiro.

O Dia do Consagrado na Diocese do Algarve é celebrado também a 1 de fevereiro com um encontro entre jovens e religiosos, no Carmelo do Patacão, no concelho de Faro, a partir das 15h00.

O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, também religioso da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), vai presidir à Missa de encerramento deste encontro, às 17h00, onde os religiosos que celebram 25 e 50 anos de profissão religiosa em 2015 vão renovar os votos.

O Secretariado Regional do Algarve da CIRP pretende que as iniciativas sejam uma oportunidade para “revigorar” a vocação à vida consagrada e quer apresentar aos jovens um “projeto válido de santidade”.

A Semana do Consagrado na Diocese do Algarve, entre 26 janeiro e 2 de fevereiro, vai ter como lema ‘Consagrados para anunciar o Evangelho’.

Na diocese algarvia existem 19 institutos de vida consagrada, com 75 membros, 53 religiosas, 16 padres e seis consagrados de vida secular, informa o jornal FD.

A Igreja Católica vive até 2 de fevereiro de 2016 um ano dedicado à Vida Consagrada, uma iniciativa convocada pelo Papa no contexto dos 50 anos do Concílio Vaticano II e, em particular, dos 50 anos da publicação do decreto conciliar sobre a renovação da vida consagrada.

Subordinado ao lema “Vida Consagrada na Igreja Hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”, o evento pretende ajudar institutos religiosos e seculares a concretizarem três grandes objetivos: “Fazer memória agradecida do passado”, “abraçar o futuro com esperança” e “viver o presente com paixão”.

FD/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR