Algarve: Sé de Faro segue «Rota das Catedrais»

Acordo contempla obras de recuperação no valor de 1,5 milhões de euros

Lisboa, 09 abr 2011 (Ecclesia) – A Sé de Faro passa a integrar o número de monumentos abrangidos pela “Rota das Catedrais”, um projeto do Governo e da Igreja Católica que prevê a requalificação e valorização deste tipo de património nacional.

A oficialização do acordo foi feita esta sexta-feira, com o aval dado pelo cabido da Sé de Faro, pela Câmara Municipal local e pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Segundo o jornal Folha de Domingo, já foram identificadas três grandes intervenções a fazer naquele monumento, até 2013: “obras de recuperação no edifício, trabalhos de conservação e restauro dos altares e valorização dos espaços públicos, nomeadamente, do núcleo museológico”.

Depois da Sé de Silves ter sido a primeira a entrar a entrar neste processo, em setembro do ano passado, a diocese do Algarve passa a contar, no total, com cerca de 2,6 milhões de euros de investimento, 1,5 milhões dos quais atribuidos à catedral de Faro. 

Presentes na cerimónia estiveram, entre outros responsáveis da Igreja algarvia e do Governo, D. Manuel Quintas, bispo do Algarve, e Elísio Summaville, secretário de Estado da Cultura.

O prelado sublinhou a “importância e oportunidade” deste protocolo de cooperação, que aposta forte na qualidade da oferta cultural do país e na preservação dos espaços que fazem parte da sua memória histórica.

A adesão da Sé de Faro à “Rota das Catedrais” decorreu no âmbito do encerramento do Congresso Internacional dedicado a esta matéria, e que se realizou no Museu Municipal de Faro.

Um evento teve como principais objetivos permitir ao público em geral conhecer um pouco melhor as 25 catedrais que fazem parte do projeto, e dar aos especialistas a possibilidade de reunirem uma base de dados sólida, a nível histórico e cultural, para que depois possam trabalhar e desenvolver ideias.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top