Algarve: Sacerdote alerta que Europa «sem fé cristã» perde identidade e dá lugar a outras culturas

Faro, 03 set 2015 (Ecclesia) – O pároco da igreja de São de Pedro de Faro, Diocese do Algarve, alertou que “sem a fé cristã” a Europa vai perder a sua identidade e “desagregar-se” permitindo que outras culturas ocupem esse lugar.

“Quantos se sacrificaram para fazer estas casas para que as pessoas se reunissem para manifestar a sua fé, fé sem a qual a Europa vai-se desagregar. A Europa é uma identidade cristã e quando não quiser essa identidade outras culturas hão de ocupar o seu lugar”, advertiu o cónego Carlos César Chantre.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ revela que o sacerdote explicou que quando um povo “se envergonha da sua história e do seu passado, outros povos ocuparão o lugar desse povo”.

“Ainda temos alguns anos de fôlego para reanimar isto”, observou o também diretor do Secretariado da Pastoral Universitária da Diocese do Algarve.

Os alertas do sacerdote realizaram-se na cerimónia de assinatura do acordo de financiamento para obras de remodelação da iluminação da igreja de São Pedro de Faro.

Contudo, neste mesmo contexto, o cónego Carlos César Chantre já tinha manifestado esperança que os “intelectuais europeus” se apercebessem que a “chave da Europa” vai ser o Cristianismo.

“Ou a Europa recupera a sua memória, não tem vergonha da sua memória e corrige o presente naquilo que esteve de errado na memória, ou então, se esquecer a memória, há-de esquecer o seu povo e outros povos ocuparão o seu lugar”, afirmou numa Eucaristia em janeiro deste ano.

FD/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top