Algarve: Professores de EMRC terão prioridade em 2014 mesmo com concurso nacional

Bispo diocesano encontrou-se com docentes da disciplina

Faro, 22 out 2013 (Ecclesia) – O bispo do Algarve afirmou que dará prioridade aos professores contratados de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) mesmo sabendo que para o próximo ano letivo estes docentes terão de se candidatar ao concurso nacional.

D. Manuel Quintas esteve reunido este sábado com docentes da disciplina, aproveitando a oportunidade para declarar que “só em caso de extrema necessidade e de não haver gente com habilitações é que, obrigatoriamente, se terá de recorrer a quem tem habilitações” sendo necessário que essas pessoas sejam de outra zona do país, adianta hoje o jornal regional ‘Folha do Domingo‘.

“Ninguém poderá dar aulas de EMRC sem a aprovação do bispo local”, acrescentou.

Segundo o jornal algarvio, o prelado incentivou os docentes a adquirir mais habilitações garantido que sabe “que é um sacrifício, a muitos níveis, muito grande”, mas que “essa é, seguramente, a melhor maneira de garantir que possam continuar a dar aulas”.

O bispo do Algarve congratulou-se ainda com as “alterações que vieram dar alguma serenidade e permitir que se iniciasse o ano com alguma normalidade”.

Antes da celebração, Edite Azinheira, diretora do Secretariado Diocesano da Pastoral Escolar (SDPE), informou que aumentou o número de escolas que solicitaram professores de EMRC para lecionarem no primeiro ciclo e apelou à colaboração de todos os docentes para “apurar, pela primeira vez, o número de alunos de EMRC do primeiro ciclo aqui no Algarve”.

No Algarve existem 39 docentes de Educação Moral e Religiosa Católica e 7.804 estudantes inscritos na disciplina, do 5º ao 12º ano de escolaridade (25% do total de estudantes), segundo o SDPE, revela o jornal Folha do Domingo.

Do plano de atividade de EMRC do algarve para este ano letivo destaca-se a Semana Nacional de EMRC, de 31 de março a 4 de abril; o Encontro Nacional de EMRC do ensino secundário, nos dias 23 e 24 de abril, em Braga; o Encontro Interescolar do 1º ciclo de EMRC, no dia 23 maio, em Fátima e a reunião geral de professores, no dia 24 de maio, no Seminário de Faro.

FD/MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top