Algarve: Pedidos de apoio à Cáritas subiram 40 por cento

Análise do organismo católico mostra que nos últimos 10 meses foram atendidas mais 404 famílias do que em igual período de 2011

Faro, 12 de nov 2012 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana do Algarve apoiou entre janeiro e outubro deste ano “2665 pessoas”, o que representa uma subida de 40 por cento relativamente a igual período do ano passado.

De acordo com informações avançadas pelo jornal Folha do Domingo, o organismo católico “prestou atendimento social” a “1033 famílias”, sendo que “destas ajudas, 404 foram para famílias novas”.

O auxílio aos mais necessitados, nos últimos 10 meses, passou também pela distribuição de 2.510 refeições a 37 agregados familiares, através de um refeitório social que abre duas vezes por semana e que tem servido, em média, “69 pessoas por dia”.

Esta valência, assegurada por voluntários, permite também combater o desperdício de comida, através de “uma parceria com 13 escolas da cidade de Faro, as quais canalizam para ali os excedentes das suas cantinas”, adianta a publicação diocesana.

A “atribuição de vales de alimentação no valor de 5000 euros” e a “entrega de alimentos provenientes do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados a 248 famílias”, num valor “total de 15.394 euros”, foram iniciativas que marcaram também o trabalho da Cáritas algarvia.

Além do atendimento social e do apoio à alimentação, a instituição solidária tem em andamento projetos como o “roupeiro social”, que já beneficiou este ano 199 pessoas, um balneário, um cabeleireiro, um Lar da Mãe para “mulheres em risco na fase de gestação e um infantário com “127 crianças, 75 em pré-escolar e 52 em creche”.

No âmbito do Fundo Social da diocese, destinado a “apoiar as vítimas da crise”, a Cáritas do Algarve “analisou nos últimos três anos 151 pedidos de ajuda”.

Ao todo, já foram disponibilizados cerca de 80 mil euros, para resolver “situações de carência mais grave”, com especial atenção à “população desempregada”.

FD/JCP

Partilhar:
Scroll to Top