Tavira, 16 jul 2022 (Ecclesia) – Os alunos da turma de Tavira e o formador do curso promovido no âmbito do projeto de dinamização do turismo religioso no Algarve vão dinamizar um peddy papper, a partir das 20h30, deste sábado, dia 16 de julho.
“Esta é uma iniciativa que percorre em todos os sentidos, os vários conteúdos programáticos do módulo, quer os mais teóricos, quer os de sentido prático”, explicou o formador Marco Lopes, numa nota enviada à Agência ECCLESIA pela Diocese do Algarve.
O peddy paper noturno ‘há património à noite’ vai percorrer alguns dos monumentos mais emblemáticos do centro histórico da cidade de Tavira, entre edifícios religiosos, civis e militares, a partir das 20h30, de dia 16.
Esta viagem pela história de Tavira tem um custo 5,00€ por participante, e as inscrições podem ser feitas no centro paroquial; Depois as equipas seguem um roteiro, onde devem responder acertadamente a “perguntas e enigmas”, preparados pela turma de Tavira; em cada espaço, um aluno acolhe os participantes, coloca as questões, as respostas são confirmadas e validas, as equipas continuam a prova e no final recebem um cabaz com um brinde.
O comunicado informa que durante o peddy paper vão fazer uma reportagem fotográfica para “memória e divulgação” da iniciativa e dos seus resultados, que esperam de “grande sucesso”.
Marco Lopes, também diretor do Museu Municipal de Faro desenvolve que um dos grandes objetivos passa pelo trabalho de “investigação e levantamento de informação dos monumentos”, planificação de uma atividade que seja geradora de interesse turístico e de proximidade da comunidade com o seu património e “criação de conteúdos de interação com os visitantes, numa perspetiva de informação e de ambientes lúdicos”.
“Pretende-se, também, com esta atividade capacitar a turma na responsabilidade dos contactos com entidades para dinamizar projetos culturais e turísticos, recrutar apoios e mecenas, assim como preparar tudo o que seja logística”, acrescentou o formador
Marco Lopes assinala que o peddy papper vai permitir também que os formandos interiorizem “algumas ferramentas de divulgação e promoção de iniciativas”, que sejam válidas para valorizar o património “do ponto de vista turístico e do ponto de vista da oferta cultural da cidade”.
O comunicado recorda que o Acordo de Cooperação para a dinamização do turismo religioso no Algarve, que une diversas instituições, como a Diocese do Algarve, através da Pastoral do Turismo, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Região de Turismo do Algarve, a Direção Regional de Cultura do Algarve, foi assinado a 29 de dezembro de 2021, na igreja Matriz de Vila Real de Santo António.
CB