João Costa anunciou a criação de equipas juvenis com «estrutura com base missionária»
Faro, 04 out 2024 (Ecclesia) – A Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve apresentou o programa de atividades para o ano pastoral 2024/2025, onde pretendem ter um “grande foco nas redes sociais”, e destaca-se a participação no Jubileu dos Jovens, do Ano Santo 2025.
O coordenador do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude (SDPJ) do Algarve, na apresentação do programa de atividades aos animadores de jovens, explicou que o objetivo principal para o novo triénio pastoral diocesano 2024/2027 é “proporcionar aos jovens o encontro com Cristo vivo”, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.
“Integrar os jovens na sua comunidade, como concretização da sua vocação batismal à santidade”, é outra finalidade prioritária do SDPJ do Algarve, disse João Costa.
O programa de atividades para o ano pastoral 2024/2025 foi apresentado numa reunião online, que reuniu 53 participantes, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, esta segunda-feira, dia 30 de setembro.
O coordenador do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude do Algarve anunciou também que foram criadas equipas juvenis com “estrutura com base missionária” por cada uma das três regiões pastorais da diocese, coordenadas e constituídas por membros do secretariado e com outros jovens.
“O objetivo destas equipas é, com uma maior proximidade à realidade juvenil, conhecer melhor os jovens das comunidades. Poder visitar os grupos de jovens e aproximá-los dentro da região é algo que queremos assumir como desafio e como objetivo do próximo triénio”, explicou João Costa.
Na região do barlavento a equipa juvenil é coordenada por Patrícia Mendes, na região do centro pelo próprio João Costa, e Inês Agostinho coordena a equipa juvenil com “estrutura com base missionária” da região do sotavento.
O coordenador da Pastoral da Juventude do Algarve informou que a diocese vai estar presente no Encontro Nacional da Juventude ‘Rejoice!’, comemorativo do primeiro aniversário da JMJ Lisboa 2023, nos dias 19 e 20 de outubro, em Lisboa.
Destacam-se, ao longo do ano pastoral 2024/2025, três encontros de formação para animadores e catequistas, centraram-se na temática da Eucaristia, um por cada região pastoral, sempre pelas 21h15; a Jornada Diocesana da Juventude, de 22 a 24 novembro, é em Lagos; a atividade ‘Você no Presépio’ regressa pelo Natal, e, pela Páscoa 2025, uma Vigília Vocacional, em Olhão.
O Jubileu dos Jovens do Ano Santo 2025, também faz parte das atividades, a Diocese do Algarve apresentou o seu programa e valores para as viagens, e espera levar um mínimo de 150 participantes, de 28 de julho a 3 de agosto de 2025, a Roma e ao Vaticano.
João Costa adiantou que o Jubileu dos Jovens se destinar a participantes com idade entre os 18 e 35 anos, mas a diocese algarvia aceita participantes, desde o 10º ano de catequese (correspondente aos 15 anos) aos 30 anos; as inscrições vão abrir neste mês de outubro.
No início de 2025, vão realizar dois encontros preparatórios para o Jubileu dos Jovens em Roma, o primeiro, mais na área catequética e profética, e o segundo mais logístico, divulgou o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
CB
2024 05 outubro – Festival Diocesano da Canção em Pêra, às 21h30; 19 e 20 outubro – “Rejoice!” em Lisboa; 14 novembro – 1ª Formação para Animadores/Catequistas, às 21h15; 22 a 24 novembro – Jornada Diocesana da Juventude em Lagos; 06 dezembro – Jantar-convívio para jovens e animadores por regiões; 29 dezembro – Abertura Diocesana do Jubileu, na Sé de Faro, às 16h00; |
2025 11 janeiro – Atividade de Natal “Você no Presépio”; 01 fevereiro – 1° Encontro Preparatório para o Jubileu dos Jovens: 13 março – 2° Formação para Animadores/Catequistas às 21h15: 10 maio – Atividade da Páscoa: Vigília Vocacional em Olhão: 22 maio – 3° Formação para Animadores/Catequistas às 21h15: 05 julho – 2° Encontro Preparatório para o Jubileu dos Jovens: 28 julho a 04 agosto – Jubileu dos Jovens em Roma: |