Faro, 23 dez 2015 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral do Turismo, da Diocese do Algarve, disponibiliza no seu sítio na internet “um passeio temático” dedicado aos presépios tradicionais algarvios, dando a conhecer a “especificidade desta região”.
“O presépio algarvio tem características únicas já que há apenas a figura do Menino Jesus, normalmente colocado em pé, no alto de uma estrutura em escadaria/trono, decorada com os frutos desta época do ano – laranjas e outros citrinos – e frutos secos, com ervas perfumadas e searinhas, sementes germinadas”, explica o Gabinete de Informação da Diocese do Algarve.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, acrescenta que o Menino Jesus surge “glorioso, triunfante” e sempre velado por uma lamparina de azeite.
“Estas imagens eram, regra geral, artesanais e feitas por santeiros locais”, contextualiza o gabinete de informação diocesano.
Neste contexto, o passeio sugerido vai permitir o “contacto direto” com uma das tradições imateriais “mais marcantes na religiosidade da região” que tem vindo a ser recuperado com várias paróquias a “armar” este presépio.
O Departamento da Pastoral do Turismo do Algarve, na sua página na internet, disponibiliza informações sobre os locais onde se podem visitar estes presépios tradicionais, desde igrejas a espaços museológicos.
O périplo em 2016 passa pela igreja Matriz de S. Brás de Alportel e o Museu do Trajo, o museu de Loulé; a igreja Matriz de Santa Bárbara de Nexe; em São Bartolomeu de Messines no Museu do Traje e das Tradições e ainda na igreja de Paderne.
O comunicado da Diocese do Algarve revela que estão também disponíveis informações sobre as tradições gastronómicas associadas à celebração do Natal e sobre a festa de Dia de Reis, “igualmente muito relevante nas tradições”, nesta região.
CB/OC